A representante do Crea Mato Grosso no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Sinop e no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Teles Pires, eng. agrícola e ambiental Maria Fernanda Canabarro, participou do XXIV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). Com o tema: “Gestão da água: Responsabilidade de todos”, o evento foi realizado entre os dias 22 e 26 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). “A participação do CBH Alto Teles Pires nos ENCOBs já é uma prática de muitos anos e, neste, levei também a representação do Crea-MT. Participei de discussões técnicas e argumentei, em mesas de discussões compostas por vários estados brasileiros, de que nossa região possui a fama de prosperidade hídrica, porém temos municípios no Mato Grosso que sofrem por falta de água e esta é uma realidade que temos que discutir em todos setores da sociedade”, declarou Maria Fernanda.O encontro em questão foi realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e do Instituto Água e Terra, com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e da Rede Brasil de Organismos de Bacias (Rebob) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Durante os cinco dias de evento foram abordados assuntos relacionados às mudanças climáticas, eventos críticos e resiliência, uso racional, reuso e inovação, planejamento, regulação e financiamento, boas práticas, gestão participativa e engajamento. Nesse período, a eng. Maria Fernanda Canabarro participou de oito capacitações, dentre elas: Uso racional, Reuso e Inovação; Cobrança pelo uso da água; Revitalização de bacias hidrográficas e pagamentos por serviços ambientais; e Boas práticas e gestão participativa.
“Foram dias intensos de muito aprendizado e trocas de experiências entre representantes de todo o território brasileiro. Finalizei o Encob grata pela oportunidade de representar meu estado e apresentar as nossas dificuldades e conquistas”, salientou.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário