Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sábado, 10 de setembro de 2022

Ministro reforça papel de Wellington para construção da Fico

Em visita nesta quinta-feira (08.09) às obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), o senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), comemorou o avanço dos trilhos, que devem ligar Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), criando um novo corredor de exportação mediante a ligação com a Ferrovia Norte/Sul e o porto de Itaqui, no Maranhão. 
“Quando foi lançada, há um ano, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, essa obra parecia um sonho. Hoje,vemos 700 homens trabalhando para que os trilhos possam chegar a Água Boa, em Mato Grosso”, disse.
Com investimentos de R$ 2,7 bilhões, e previsão de gerar 4,6 mil empregos, a nova linha férrea terá 383 quilômetros (km) de extensão e ligará Mara Rosa a Água Boa, em Mato Grosso.
O projeto da Fico foi viabilizado com base no mecanismo de investimento cruzado, que permite que empresas detentoras de outorgas ferroviárias do governo federal possam renovar o contrato fazendo outros investimentos. Nesse caso, a mineradora Vale vai desembolsar integralmente os recursos para construir a nova ferrovia, em troca da renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas, operada pela empresa.
Com a obra, Água Boa pode se transformar em um “hub” de distribuição de cargas para o Brasil e mercados internacionais já que à ferrovia soma-se a conclusão de rodovias federais como a BR-242, BR-080 e BR-158.
O senador acompanhou a visita do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, em São Miguel do Araguaia. Sampaio considera a Fico uma das mais importantes obras estruturantes do Brasil. “Ela vai mudar a realidade não só do Centro-Oeste, mas do Brasil todo”, avalia. Para o ministro, a ferrovia acrescenta mais eficiência e competitividade ao produtor, tanto no mercado interno, como no mercado internacional.
Ele reforçou o papel do Senado e da própria Frenlogi na viabilização de várias obras de infraestrutura de transportes e citou, como exemplo, a aprovação do novo marco ferroviário. “Não teríamos avançado em várias obras pelo Brasil afora se não fosse o papel do Legislativo e da Frenlogi”, disse.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário