Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Audiência pública discutiu municipalização do Hospital São João Batista em Diamantino

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) discutiu, durante audiência pública em Diamantino na noite de quinta (20), a situação do Hospital e Maternidade São João Batista, localizado no município. A instituição de saúde sempre funcionou de forma privada, com apoio do poder público. Porém, a Prefeitura de Diamantino publicou decreto, em edição extra do dia 3 de abril de 2023, para desapropriar o imóvel, com objetivo de municipalizar a unidade, que nos últimos anos foi administrada pela Associação Santa Madre Paulina. 
Requerente do debate, o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) atendeu pedido da presidente da Associação, Patrícia Marcondes. Ela questiona a medida da prefeitura. “Nós estamos sem entender todo esse acontecimento. Por que tirar a associação lá de dentro? A administração é resolutiva, tem entregado além daquilo que foi contratado”, argumenta.
Além disso, Marcondes alega que a prefeitura não tem encaminhado pacientes para serem tratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), causando demora na realização de cirurgias na cidade. Ela ressalta ainda que a associação fez investimentos na infraestrutura e contratação de profissionais para atender a população de Diamantino e de outros municípios da região presentes do consórcio e que há planos de aumentar o atendimento.
A questão está sendo discutida na justiça, o pedido liminar de paralisação da municipalização do hospital foi negado, mas o mérito ainda será analisado. “Buscamos a nulidade do decreto do prefeito, que fere vários princípios da administração pública. Não tem estudo prévio [à desapropriação], não tem projeto, estudo de viabilidade. Não se tem noção de como vai impactar a folha de pagamento, que vai aumentar. Não há previsão orçamentária na lei municipal. São irregularidades de um decreto que parece ter sido feito às pressas”, defende o advogado da Associação Santa Madre Paulina, Mateus Falcão.
Moradores de Diamantino que participaram da audiência também reclamaram da forma que foi feita a desapropriação do Hospital São João Batista. “Acho que não foi justa a forma como foi adquirido esse hospital. O mínimo que um gestor teria de fazer, em se tratando de dinheiro público, era ouvir a sociedade”, avalia o usuário do hospital, Paulo Vitor Souza Côrrea. O presidente da Câmara Municipal, vereador Arnildo Neto se comprometeu a fazer uma consulta pública sobre o assunto.
Nenhum representante da Prefeitura de Diamantino participou da audiência. “Viemos aqui conhecer o problema, ouvir os munícipes e as autoridades. Sentimos muito a falta da prefeitura, mas tivemos a presença de três vereadores e saímos muito felizes com o resultado. De maneira unânime, a sociedade presente manifestou o desejo de um plebiscito. A Assembleia Legislativa e o nosso gabinete não vão participar disso, mas vamos acompanhar esse processo. E também será encaminhada para os órgãos competentes toda a discussão feita aqui”, resume Gilberto Cattani.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciastopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos