Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 29 de abril de 2023

DESMATAMENTO EM TEMPO REAL: Embaixador da Noruega conhece plataforma Planet financiada pelo REM MT

Parcerias internacionais seguem interessadas nas ações de preservação do Programa REM MT. Nesta quinta-feira (27), o embaixador da Noruega, Odd Magne Ruud, visitou com sua equipe a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para conhecer as iniciativas de redução do desmatamento ilegal em Mato Grosso. O embaixador viu de perto como funciona a plataforma de monitoramento real, Planet, além do sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR). A Noruega é um dos principais doadores do Fundo Amazônia, que foi suspenso nos últimos anos. Com a retomada do investimento, o país norueguês visa retomar financiamentos em projetos ambientais, recursos para combate ao desmatamento e reflorestamento.Para conhecer os resultados e novas iniciativas de preservação socioambiental, a SEMA-MT e REM MT apresentaram ao embaixador a plataforma. Adquirida pelo REM MT em 2019, a ferramenta utiliza a tecnologia da constelação Planet Scope, com mais de 130 satélites que diariamente captam imagens do Estado.
A disponibilização das informações aumenta a transparência e o monitoramento do desmatamento com imagens de alta resolução de todos o território mato-grossense, abrangendo uma área total de 903 mil km².
Além disso, o embaixador pôde conferir o trabalho dos servidores que lidam com o CAR. O secretário-adjunto da Sema, Alex Marega, reconheceu os esforços do estado em reduzir cada vez mais a degradação ambiental.
“A Noruega já tem sido parceiro do Brasil há muitos anos, principal doador do Fundo Amazônia, do qual Mato Grosso já fez uso na aquisição de veículos, equipamentos, financiamentos e construções de obras que beneficiaram a gestão ambiental de Mato Grosso. Apresentamos para ele na nossa secretaria aquilo que nós fazemos de monitoramento no combate ao desmatamento, em relação ao CAR, e o que é ainda necessário fazer, além das parcerias que estamos buscando”, disse.
Fortalecimento da agricultura familiar, povos indígenas e práticas sustentáveis
Não só ações de combate ao desmatamento ilegal foram apresentadas na visita. O fortalecimento de organizações indígenas, que ajudam a manter a floresta em pé, e projetos de pecuária e agricultura familiar sustentável foram difundidos.
A coordenadora do Programa REM MT, Lígia Vendramini, relatou os principais resultados dos 4 subprogramas, que recompensam pioneiros na conservação florestal e mitigação das mudanças climáticas: Agricultura Familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais, Territórios Indígenas, Produção, Inovação e Mercado Sustentáveis e Fortalecimento Institucional e Políticas Públicas Estruturantes.
“O Fundo Amazônia estava bloqueado, então o Programa REM MT conseguiu dar um respiro até esse momento agora, em que as coisas talvez vão se normalizar, entrar num fluxo mais livre e contínuo”, refletiu Ligia.
Marega comentou que o programa impulsionou o desempenho de Mato Grosso em reduzir o desmatamento e as emissões de carbono.
“O Programa RED Early Movers tem sido um dos primeiros financiadores que temos usado para conseguir financiar as ações de combate ao desmatamento, apoio às comunidades tradicionais, promover agricultura e pecuária sustentável. E isso tem feito com que o estado de Mato Grosso se torne um pioneiro na implementação de políticas de gestão ambiental mais inovadoras”, contou.
Visita do ministro do Reino Unido
Neste mês, o ministro de Estado para Territórios Ultramarinos, Comunidade, Energia, Clima e Meio Ambiente do Reino Unido, Zac Goldsmith, visitou a terra indígena do povo Zoró, para conhecer dois projetos apoiados pelo REM MT.
Ao conhecer a realidade da coleta de castanha do Brasil – principal fonte de renda dos Zorós – e os esforços para garantir melhorias na comunidade e valorização da cadeia de valor, o ministro reforçou o compromisso do Reino Unido em continuar investindo nos projetos.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciastopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário