Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 18 de maio de 2023

DESTAQUE: Edna recebe medalha da Academia Mato-grossense de Letras

A vereadora Edna Sampaio (PT) recebeu, na noite desta quarta-feira (17), o diploma do mérito e a medalha comemorativa dos 100 anos da Academia Mato-grossense de Letras (AML), honraria oferecida a personalidades cuiabanas que contribuem para a cultura. A entrega foi feita pela presidente da Casa, Sueli Batista, durante a 5ª edição do Sarau Literomusical 100+1 realizado pela AML em alusão ao dia 13 de maio, na Casa Barão de Melgaço. Com o tema "Agbára - a potência e a força da raça negra" , o evento valorizou a cultura negra. “Esta é uma Casa que tem a história de nosso povo, guardiã da nossa cultura, da nossa língua, da poesia e da literatura. Sinto-me extremamente honrada por receber esta homenagem, ainda mais na presença da escritora Luciene de Carvalho, uma grande inspiração para mim como a primeira mulher negra a ocupar este espaço”, disse a vereadora.
Segundo Sueli Batista, a medalha é voltada a pessoas que contribuíram com a cultura e com o desenvolvimento das instituições literárias e defendem políticas públicas de empoderamento das comunidades excluídas e dos escritores anônimos.
“Nesse momento em que a Casa está fazendo uma reverência aos povos negros, à cultura negra, à força e à potênia dessse povo e da mulher preta, nada mais justo do que a vereadora Edna receber essa homenagem”, disse ela.
Durante o evento, a parlamentar também recebeu da escritora Luciene de Carvalho o convite para apoiar o projeto de um núcleo de escrita criativa voltado a meninas negras da periferia, com o objetivo de potencializar sua autoestima e autoconfiança, valorizando a narrativa do povo negro.
"Precisamos estruturar a segurança de forma que eu não seja a única, mas apenas a primeira de muitas outras mulheres pretas a ocupar uma cadeira na AML, de várias outras que vão encontrar seus espaços e junto com o estar aqui dentro, trarão a narrativa do povo preto na escrita delas”, disse a escritora e poetisa Luciene de Carvalho
A escritora destacou o fato de Edna ser a única vereadora preta de Cuiabá e, portanto, a mais indicada para articular junto com a Academia o projeto.
“Edna é neste momento a mulher preta de melhor posição institucional, que instrumentaliza a oralidade da língua muito bem, que construiu o saber a partir da aquisição do conhecimento e do entrelaçamento deste conhecimento à sensibilidade para a arte”, salientou.
A vereadora se colocou à disposição e destacou a importância do segmento da literatura buscar o acesso aos recursos disponibilizados pelo governo federal por meio da Lei Paulo Gustavo 2, que tem sido objeto de discussão da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal, presidida pela parlamentar.
“É uma ideia maravilhosa e nos colocamos completamente à disposição. Temos aí a lei Paulo Gustavo 2, cujos recursos são 70% para arte produzida pela via do audiovisual, mas nada impede que a Literatura se junte ao audiovisual para elaborar o projeto para este edital e, ao mesmo tempo, em contar com a parceria do governo do estado e municipal para que possamos desenvolver a literatura. As meninas negras periféricas têm muitas histórias para contar”, disse a vereadora.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciastopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário