Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 25 de maio de 2023

NOBRES: Dia da Indústria – 25 de maio

Indústria do cimento reduz emissões de CO2 transformando resíduos e biomassas em combustível alternativo. No Mato Grosso, fábrica da Votorantim Cimentos usa biomassa, pneus inservíveis, resíduos do agronegócio e de outras indústrias da região como fonte de energia para produção de cimento. A indústria brasileira do cimento é reconhecida mundialmente pelos avanços significativos na redução da pegada ambiental e contribuição com as metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). 
Neste 25 de maio, quando se comemora o Dia Nacional da Indústria, o tema ganha ainda mais relevância, pois o setor tem como compromisso avançar em iniciativas que reduzam suas emissões de carbono (CO2) e os desafios climáticos do planeta.
A indústria do cimento é responsável por 7% de todo o CO2 emitido pela ação humana no mundo. Já no Brasil, a participação do setor é de 2,3% - cerca de um terço da média mundial segundo Inventário Nacional de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases Efeito Estufa não Controladas pelo Protocolo de Montreal.
A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, é um exemplo de indústria do setor que tem avançado em suas metas de descarbonização. Entre 1990 e 2022, a empresa reduziu 24% as emissões de CO2 por tonelada de cimento produzido no mundo. Uma das principais alavancas para esse resultado é o coprocessamento, uma tecnologia que substituiu o combustível fóssil por outros materiais, como resíduos e biomassas, em fornos para produção de cimento.
No Brasil, no ano passado, 31,3% do combustível utilizado pela Votorantim Cimentos em suas fábricas foram de origem alternativa, como resíduos e biomassas. A empresa também realizou investimento de R$ 27 milhões para modernizar suas fábricas no país e viabilizar o aumento do coprocessamento. Em 2022, a empresa utilizou 1,3 milhão de toneladas de resíduos e biomassas nas operações brasileiras – registrando um crescimento de 20% em relação a 2021, quando foram coprocessados 1,1 milhão toneladas.
No Mato Grosso, a fábrica de Cuiabá da Votorantim Cimentos tem contribuído para esses avanços com o uso de combustíveis alternativos. Desde 2013, a unidade substitui parte do coque de petróleo, importado dos Estados Unidos, por biomassa, pneus inservíveis, resíduos do agronegócio e de outras indústrias da região. Assim, ao invés de serem enviados para aterros ou simplesmente descartados de maneira inadequada, esses materiais são transformados em fonte de energia para o forno da indústria em Cuiabá.
“Utilizamos o coprocessamento desde o início da operação da nossa fábrica em Cuiabá há 10 anos. Além de atuarmos em sintonia com os nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030, o coprocessamento realizado na unidade reforça os nossos esforços contínuos em relação à agenda de neutralidade de carbono. Ao transformar resíduos em combustíveis, contribuímos com o nosso impacto positivo na sociedade, reduzindo nossa emissão de CO2 e destinando de forma ambientalmente correta resíduos da região”, afirma o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Cuiabá, Tiago Mudesto.
No estado mato-grossense a Votorantim Cimentos também possui uma fábrica na cidade de Nobres que opera com o coprocessamento.
Jornada de descarbonização – A estratégia de descarbonização da Votorantim Cimentos está pautada em quatro grandes pilares: o coprocessamento, que é a substituição do combustível fóssil nos fornos de produção do cimento por outros materiais; o uso de cimentícios, que é a substituição do clínquer - o principal responsável pela emissão de CO2 no processo produtivo de cimento – por subprodutos vindos de outras indústrias; a eficiência energética e uso de fontes renováveis de energia, com hidrelétricas próprias e investimentos em energia solar e eólica; e o desenvolvimento de tecnologias, uso de processos inovadores, novos materiais, captura, uso e armazenamento de carbono, desmaterialização da cadeia de valor, parcerias com diversas entidades e academia para, cada vez mais, otimizar os recursos e reduzir a intensidade do carbono.
Em 2022, a Votorantim Cimentos registrou resultado global de emissões de 579 kg de CO2 por tonelada de cimento produzido, uma redução de 3% na comparação com 2021. Já a taxa de substituição térmica, por meio do coprocessamento, foi de 26,5%. O índice reflete o aumento na utilização de combustíveis alternativos, principalmente resíduos e biomassas, que substituem o combustível fóssil nos fornos de produção de cimento. No ano anterior, a empresa obteve um percentual de 22,4% de substituição térmica e para 2030 a meta é atingir o índice de 53%.
Sobre a Votorantim Cimentos
A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 13 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos