Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Perícia judicial constata direito de adicional de insalubridade a servidor do Adauto Botelho

O Sindicato dos Servidores da Saúde de Mato Grosso- SISMA avalia como favorável o laudo pericial obtido em ação movida em face ao Estado de Mato Grosso, que tem por objeto o reconhecimento de adicional de insalubridade em grau máximo aos servidores lotado no Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho, no período da pandemia de Covid-19, como também a obrigatoriedade do fornecimento de material de Equipamentos de Proteção Individual-EPI´s, pelo Estado. 
Em análise técnica o perito aponta que a insalubridade de grau máximo só é devida no mês de referência aos servidores que possam comprovar o contato com pacientes infectados pelo vírus durante o seu labor.
Indicando que fora desse período o referido adicional é indevido aos servidores em funções administrativas que não estavam em contato com os pacientes infectados.
Aponta ainda o laudo que é indevido a concessão do benefício de adicional de insalubridade de forma coletiva, o adicional precisa ser considerado caso a caso conforme o grau de contato do colaborador com o setor de isolamento de COVID-19 do hospital.
Relevante ponto abordado no laudo indica que na unidade não existia EPIs adequados para a neutralização da Insalubridade, ou seja, ficou constatado que possui direito a insalubridade grau máximo o profissional que, durante a pandemia de COVID-19 ocupasse função técnica no hospital enquanto este estivesse abrigando pacientes infectados pelo vírus.
“Para o SISMA esse laudo comprova todas as irregularidades que foram cometidas pelo Estado aos servidores lotados na saúde, em especial no Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho”, afirma o assessor jurídico do SISMA , o advogado Fabiano Zanardo.
O laudo é um indicativo que o Estado não garantiu aos seus servidores a proteção necessária para prevenção do controle na transmissão do vírus em razão da ausência de EPI´s, como também não reconheceu a esses servidores o direito de perceber a verba indenizatória correspondente, afrontando sobremaneira a dignidade desses servidores que ofereceram suas vidas em prol da assistência hospitalar necessária.
“O SISMA está atento a todas as necessidades da categoria principalmente ao que se refere a salubridade nos ambientes de trabalho, portanto há de se comemorar o resultado da perícia no Adauto Botelho”, explica Carmen Machado que é presidente do SISMA.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciestopa
#NÃOreelezavereadoresemcuiabá
#FACISTASpoliticosreligiososNÃO
#casadoshorrores #casadamutreta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos