Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Bares e Restaurantes têm crescimento significativo de empregos e falta mão de obra preocupa

Segundo dados do CAGED e da PNAD Contínua houve a criação no setor de mais de 70 mil empregos no último trimestre. O setor de Alimentação Fora do Lar vem apresentando um crescimento notável no mercado de trabalho, superando as médias gerais do país, de acordo com os últimos resultados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). De acordo com os dados mais recentes, o setor registrou um aumento de 1,2% no número de empregos em um período de 12 meses, enquanto o crescimento geral foi de 0,9% para outros setores. No entanto, quando comparado ao trimestre anterior, o setor de alimentação e hospedagem (do qual bares e restaurantes representam mais de 90% do volume de empregos) obteve um desempenho ainda melhor, com um crescimento de 1,4%, em contraste com o modesto aumento de 0,2% registrado nos demais setores. Foram 77 mil novos empregos criados desde fevereiro.
“Esses resultados demonstram a resiliência e a capacidade do setor de Alimentação Fora do Lar de se adaptar e criar oportunidades de emprego mesmo em um cenário econômico desafiador”, diz Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel. “Enquanto muitos setores tiveram encolhimento ou andaram de lado, continuamos crescendo. No entanto, esse crescimento pode ser ainda maior, se resolvermos alguns nós que travam o crescimento hoje, como a dificuldade de renegociar dívidas contraídas na crise da pandemia e a falta de crédito junto aos bancos”, completa.
No âmbito do Novo CAGED, que mede somente os empregos formais, foi observado um aumento de 0,36% no número de empregos no mês, em consonância com o aumento geral. No mês, foram criados cerca de 5.600 empregos com carteira assinada no setor.
Outro ponto em questão é que a falta de mão de obra tem preocupado os donos de bares e restaurantes. "O mercado reagiu no último bimestre, mas ainda estamos vivendo as sequelas da pandemia e isso vai nos acompanhar por um tempo indeterminado, muitos ainda têm dificuldade para quitar as dívidas. Com a melhora do movimento estamos com vagas em aberto, mas não estamos conseguindo encontrar mão de obra disponível", destaca a presidente da Abrasel-MT, Lorenna Bezerra.
Assessoria/ Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel
#renunciestopa #PRISAOparaEMANUELeSTOPAja
#NÃOreelezavereadoresemcuiabá
#FACISTASpoliticosreligiososNÃO
#casadoshorrores #casadamutreta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos