Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 10 de julho de 2023

CST de Apoio ao Empreendedorismo recebe representantes do Sebrae e Senac

A Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas recebeu representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) durante a quarta reunião do grupo, realizada na tarde de quinta-feira (6). Dados apresentados pelo gerente de relacionamento do Sebrae/MT, Fernando Holanda, mostram que no estado há mais de 400 mil empresas ativas. Ele também chamou atenção para importância de pequenas empresas para a economia. “As micro e pequenas empresas correspondem hoje a cerca de 90% dos negócios do Brasil, taxa muito similar a de Mato Grosso. Essas empresas são responsáveis por gerar 70% dos empregos formais. Correspondem a uma fatia muito importante do país e do estado”, sustentou.
A diretora de Educação Profissional Senac/MT, Rosana Abutakka, destacou a atuação do órgão na educação para o trabalho. Até maio deste ano, foram oferecidos 136 cursos para quase 13 mil alunos em 54 municípios do estado. Ela ainda ressaltou a certificação de 452 pessoas no laboratório instalado há um ano no Sesc Arsenal, em Cuiabá, com foco em tecnologia e inovação. Lá, há cursos como criação de websites e programação para robótica.
Empreendedora e membro da CST, Thais Andrade, afirmou que há dificuldades de encontrar pessoas qualificadas. E mostrou interesse em capacitações voltadas para melhora do atendimento. “A pessoa chega a sua empresa e não tem aquela qualificação. Não só eu, como amigos, enfrentamos essa dificuldade. A gente precisa qualificar o nosso empregado”, expôs.
“O Senac já tem como prática estabelecer diversas parcerias, termos de cooperação técnica, tanto com instituições públicas e privadas oferecendo cursos gratuitos. Então, hoje a gente sai com esse compromisso de estabelecer uma conversa e quem sabe firmar essa parceria com a CST e os segmentos presentes aqui”, respondeu a diretora do Senac-MT.
O presidente da CST, Cléber Ávila Ferreira, considerou que avanços foram alcançados na reunião. “São duas instituições respeitadas [Sebrae e Senac] com atuação muito forte em Mato Grosso. Então nesse encontro, nós aproveitamos para dar espaço para essas entidades falarem sobre como atuam, os cursos que oferecem. E também levamos para esses representantes as demandas do setor do empreendedorismo, das micro e pequenas empresas. Com isso, a câmara quer pegar quem qualifica e unir com quem está precisando de mão de obra qualificada”.
A próxima reunião da Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas está marcada para o dia 14 de agosto. O grupo de trabalho foi requerido pelos deputados estaduais Max Russi (PSB), Dr. Eugênio (PSB) e Thiago Silva (MDB).
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopa #PRISAOparaEMANUELeSTOPAja
#NÃOreelezavereadoresemcuiabá
#FACISTASpoliticosreligiososNÃO
#casadoshorrores #casadamutreta

Nenhum comentário:

Postar um comentário