Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 26 de julho de 2023

DIREITO EDUCACIONAL: Proposta garante direito de prioridade de matrícula de irmãos na mesma

A medida se estende a estudantes que possuem os mesmos representantes legais, em razão de guarda, tutela ou processo de adoção e também a filhos de mulher vítima de violência doméstica. 
Após ouvir várias reclamações de pais e mães com mais de um filho em idade escolar, que não conseguiram vagas na mesma instituição de ensino, o vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei 152/2023 - que garante prioridade de matrícula para irmãos na mesma unidade escolar da Rede Municipal de Educação de Cuiabá. A medida se estende a estudantes que possuem os mesmos representantes legais, em razão de guarda, tutela ou processo de adoção e também a filhos de mulher vítima de violência doméstica - isso é necessário, por exemplo, quando a vítima é afastada do agressor por medida protetiva e precisa mudar de endereço em busca de segurança para ela e os filhos.
Na justificativa da propositura, Luiz Fernando cita o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei federal 8.069/1990), que prevê, no artigo 53, a garantia de “vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentam a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica”.
“Queremos dar efetividade ao ECA e garantir comodidade às famílias, uma vez que escolas diferentes aumentam gastos com deslocamento e com transtornos logísticos”, defende o vereador ao destacar que o fato de irmãos estudarem na mesma escola, contribui positivamente no aumento de tempo da convivência familiar, aja vista que a falta de tempo é o grande dilema do século XXI.
Para o vereador, a proximidade com a escola pode ser um grande diferencial. “Os pais conseguem estar mais presentes, participar ativamente da comunidade escolar e a chegar mais rápido ao colégio em casos de emergência. Com isso, os filhos se sentem mais felizes e acolhidos por essa dedicação mais próxima”, conclui o parlamentar.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Instagram: @caminhopoliticomt
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopa #PRISAOparaEMANUELeSTOPAja
#NÃOreelezavereadoresemcuiabá
#FACISTASpoliticosreligiososNÃO
#casadoshorrores #casadamutreta

Nenhum comentário:

Postar um comentário