Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 9 de setembro de 2023

RONDONÓPOLIS: Prefeito José Carlos do Pátio sanciona lei que garante direitos às pessoas com fibromialgia

O prefeito José Carlos do Pátio sancionou nesta sexta-feira (8) as leis municipais 13.064 e 13.065 para atender as pessoas com fibromialgia. A lei que institui a política municipal dos direitos das pessoas com fibromialgia e a lei que garante transporte público coletivo gratuito aos portadores da doença foram assinadas pelo prefeito, juntamente ao presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Mendonça, e representantes da Associação Gente de Fibra, que reúne mais de 300 pessoas com fibromialgia em Rondonópolis, na sala de reuniões do Paço Municipal. Com as novas leis que passam a vigorar, as pessoas com fibromialgia passam a ter direito ao transporte público gratuito no Município, bem como a poder participar de concursos públicos e processos seletivos como Pessoas Portadoras de Deficiências (PCD), uma vez que a legislação reconhece que as pessoas com fibromialgia passam a ser consideradas pessoas com deficiência para todos os efeitos legais no âmbito do município de Rondonópolis.
O prefeito parabenizou a iniciativa do presidente da Câmara, Júnior Mendonça, por instituir as leis, reforçando que a sanção das mesmas será apenas o início de uma caminhada para o poder público avançar nas políticas públicas para atender as pessoas com fibromialgia.
“É um dia em que as pessoas com fibromialgia ganham e agora nós iremos avançar. O prefeito já tem o compromisso de criar políticas públicas de saúde para essas mulheres e nós vamos discutir com elas, entender as necessidades delas e avançar nessa pauta”, destacou Júnior Mendonça, que é autor das duas leis sancionadas.
Eliane Barbosa Rocha, presidente da Associação Gente de Fibra, agradeceu ao prefeito e ao presidente da Câmara pela aprovação das leis, destacando que a estimativa é de que 2,5% da população tenha fibromialgia e por ser uma doença que depende de tratamento multidisciplinar, a criação de políticas específicas para atender quem vive com a doença é fundamental para garantir mais qualidade de vida.
“Queremos agradecer muito a Casa de Leis e nosso prefeito por estar sancionando estas leis. Nós somos pessoas que precisamos de atendimento multidisciplinar para termos mais qualidade de vida. Não tem cura, é uma doença crônica, mas com tratamento mais adequado podemos viver melhor”, ressaltou a presidente.
Com a sanção das leis, a intenção do Município é dar início aos trabalhos para que possa formular as novas políticas públicas municipais para atender a necessidade das pessoas que vivem com a doença em Rondonópolis.
Na próxima terça-feira (12), equipes da Secretaria Municipal de Saúde já devem se reunir com a Associação Gente de Fibra para que possa receber as reivindicações, entender melhor a necessidade desse público com relação aos tratamentos médicos multidisciplinares e dar início às formulações das políticas públicas na área da saúde que devem ser implantadas na cidade.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
#CALOTEDÍVIDAMILIONÁRIAPREFEITURAdeCUIABÁR$165Milhões
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopaRADO #STOPAradoNAmutretagem
#NÃOreelezaVEREADORESemCUIABÁ
#FACISTASpoliticosRELIGIOSOSnunca!
#casadoshorrores #casadamutreta #CASAdosHORRORESedaRACHADINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos