Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 2 de setembro de 2023

Sesp entrega 8 mil livros para Sistema Penitenciário e Socioeducativo

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) iniciou, nesta sexta-feira (01.09), a entrega de mais de 8 mil livros para o Sistema Penitenciário e Socioeducativo. As obras fazem parte da campanha "Leitura que Transforma" e foram recebidas em solenidade realizada no Tribunal de Justiça. Os exemplares arrecadados têm a finalidade de promover o hábito da leitura e reflexão para os privados de liberdade. A campanha é uma iniciativa do Poder Judiciário e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), e conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que arrecadou mais de 2.200 livros. A ação foi destinada à reposição dos livros educativos da Sesp.
O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, destaca a importância da campanha para o desenvolvimento pessoal de cada preso, e afirma a abrangência do projeto em todas as unidades do Sistema Penitenciário e do Socioeducativo de Mato Grosso. “Esses livros serão distribuídos nas 41 unidades do Sistema Penitenciário, e também nas unidades socioeducativas. Isso ajuda na ressocialização e na reinserção deles no seio social”, ressalta.
A “Leitura que Transforma" oferece ao reeducando a oportunidade de reduzir a pena por meio dos livros. De acordo com a resolução 391 do Conselho Nacional de Justiça, essa redução pode chegar a até 48 dias no período de 12 meses, sendo que o detento possui o direito de ler até um livro por mês. Para isso, o termo exige que o reeducando escreva uma resenha após cada leitura, que é avaliada por uma comissão, constituída por juízes da execução penal. A secretária adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos Barbosa, responsável pelo Sistema Socioeducativo, também confirma a importância do arrecadamento dos livros para os jovens internados. “No sistema educativo nós temos o Plano Individual de Atendimento, e cada livro vem a incorporar pedagogicamente, porque é nele que o adolescente desenha o seu futuro. Será maravilhoso receber esses conteúdos”, destaca.
O supervisor do GMF, desembargador Orlando de Almeida Perri, ainda salientou a necessidade da ação para garantir o desenvolvimento da leitura das pessoas em situação de cárcere, oferecendo ocupação e conhecimento.
A campanha teve início no dia 12 de maio e foi encerrada em 5 de agosto, com a meta inicial de dois mil livros superada em mais de 300%. Os cidadãos podem colaborar com a doação de obras mesmo fora do período de campanha. O doador pode contribuir diretamente nas unidades penitenciárias de suas cidades, colaborando para tornar todas as bibliotecas mais equipadas e adequadas para atender às demandas necessárias.
Também participaram do evento a presidente da OAB, Gisela Cardoso, e o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
#CALOTEDÍVIDAMILIONÁRIAPREFEITURAdeCUIABÁR$165Milhões
#renunciaemanuel #chicocinquentinha
#renunciestopaRADO #STOPAradoNAmutretagem
#NÃOreelezaVEREADORESemCUIABÁ
#FACISTASpoliticosRELIGIOSOSnunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos