Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

ENEM 2023: “A pressão para ser aprovado e a aproximação da data do exame podem atrapalhar a motivação para estudar”, assegura psicóloga

Provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro; em todo o país, são mais de 3,9 milhões de inscritos, sendo 47,4 mil em Mato Grosso do Sul.
Expectativa, ansiedade, medo, cobrança… as emoções e sentimentos relacionados ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são muitos, principalmente nesta reta final dos estudos. As provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro e mais de 3,9 milhões de pessoas devem fazê-las, conforme o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Somente em Mato Grosso do Sul, são 47,4 mil candidatos. Mas, afinal, o que fazer nestes últimos dias de preparação? A psicóloga e pedagoga Maísa Colombo Lima destaca que é importante manter a motivação e dá dicas de como fazer isso.
De acordo com Maísa, “a pressão para ser aprovado e a aproximação da data do exame podem atrapalhar a motivação para estudar”. Ela explica que motivação é um força que move, regula e sustenta as ações de uma pessoa e, assim como a emoção, é importante para a aprendizagem.
“Para entendermos a motivação, devemos considerar três variáveis muito importantes: o ambiente, as forças internas do indivíduo e o objeto que o atrai”, explica Maísa, que é coordenadora do curso de Psicologia da Estácio Campo Grande.
Em relação ao ambiente, ela destaca que o local no qual o estudante está inserido vai interferir na motivação. “Somos seres muito influenciados pelo ambiente”, resume Maísa. A recomendação é analisar o contexto, quem está ao seu redor e as palavras que costuma escutar. Um ambiente agradável oferece estímulo, o que influencia a motivação para estudar.
Outro fator que influencia, conforme a psicóloga, são as forças internas, que estão relacionadas às necessidades, interesses, valores e desejos. “É o motivo que ativa seu comportamento. Responda a você mesmo: ‘Qual o seu interesse no Enem?’; ‘Qual seu desejo?’; ‘Quais seus objetivos?’; ‘Por que o Enem é importante?’. Quando o estudante tem objetivos, terá uma maior motivação interna para se dedicar aos estudos”, assegura.
A terceira variável é o objeto, ou seja, a meta. No caso, é a aprovação no Enem. A professora da Estácio explica que o objeto em si é fonte de satisfação para questões internas que vão mobilizar e motivar o estudante.
“Os três componentes juntos impulsionarão o estudante a um comportamento de busca para satisfazer sua necessidade que, quando alcançada, reduzirá a tensão do organismo. Nesta reta final, é importante cuidar da saúde mental e do bem-estar para ter um bom aproveitamento”, finaliza Maísa Colombo Lima.
Patrícia Belarmino/Caminho Politico
@caminhopoliticomt @cpweb
Curta nosso instagram: @caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos