Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Palestra de Fayda Belo marca lançamento do Manual Antirracista do NWADV

Elaborado pelo Instituto Nelson Wilians (INW), em parceria com o Nelson Wilians Advogados (NWADV), o manual emerge como uma ferramenta na desconstrução dos pensamentos e comportamentos racistas, que, lamentavelmente, se tornaram uma norma em nossa sociedade.
Além de contextualizar o racismo em suas raízes históricas, o documento aponta as várias formas de discriminação racial que permeiam nosso cotidiano, buscando sensibilizar e educar para instigar uma transformação cultural profunda e imprescindível. Na abertura da palestra, o presidente do NWADV, Nelson Wilians, e a presidente do INW, Anne Wilians, destacaram a importância do manual no combate ao racismo e na inclusão de uma força de trabalho que verdadeiramente representa nossa sociedade.“Precisamos estar engajados para que essas mudanças aconteçam em nossas vidas e empresas. Temos que, de fato, responder às nossas responsabilidades”, afirmou Nelson Wilians.
A presidente do INW ressaltou a importância de se promover um ambiente de trabalho inclusivo e livre de racismo, não apenas como um dever moral, mas também como um investimento vital para qualquer empresa, e convidou à reflexão. “Vocês têm que ter certeza que estão numa empresa que se posiciona contra o racismo”, disse Anne Wilians.Durante sua apresentação, a advogada Fayda Belo, especialista em crimes de gênero e Direito Antidiscriminatório, falou sobre a maneira que nossa cultura contribuiu para a perpetuação do racismo e destacou como, infelizmente, essa problemática continua enraizada em nossa sociedade, ainda nos dias atuais.“Por que todos os dias pessoas negras sofrem racismo, se existem leis?” perguntou Fayda. A resposta, de acordo com a ativista, “é porque racismo não se combate com leis, mas com antirracismo”.Fayda destacou a necessidade de se adotar uma abordagem ativa e consciente para promover uma mudança cultural e social mais ampla. Segundo ela, o antirracismo requer o engajamento de toda a sociedade, não apenas do governo, para erradicar a discriminação racial em todas as suas formas.A ativista ainda fez um chamado às corporações. “Mais importante ainda do que olhar para a pluralidade é olhar para o prisma da competência, existem pessoas negras que podem ocupar todos os espaços”. E para transformar essa percepção, disse Fayda, “esse ambiente (corporativo) precisa ser preparado, precisa ter letramento racial e práticas de inclusão”.Fayda também destacou a importância de erradicar o racismo recreativo. “Essa história que era para ser só uma piada não pode existir. Tudo que dói no outro e alimenta a exclusão não pode ser engraçado”. Encerrando sua fala, ela enfatizou que “é possível um Brasil sem exclusão”, mas que “combater a exclusão é dever de todos”.O manual está acessível gratuitamente nos sites do INW (inw.org) e do NWADV (nwadv.com.br).
Assessoria/Caminho Politico
@cpweb @caminhopoliticomt
Curta o instagram: caminhopoliticomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos