Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 30 de dezembro de 2023

Disputa pelo Essequibo: Maduro mobiliza 5,6 mil militares

Após o Reino Unido enviar navio da Marinha à Guiana, presidente venezuelano acusou descumprimento de acordo e respondeu à "provocação" com exercício militar. Itamaraty reagiu com nota pedindo "respeito e diálogo". Após o Reino Unido enviar um navio da Marinha em direção à Guiana, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (28/12) a mobilização de mais de 5,6 mil militares para participar de um exercício "de defesa".
Segundo Maduro, que tem cobiçado parte do território da Guiana, a ação é uma "resposta à provocação e ameaça do Reino Unido contra a paz e a soberania" da Venezuela.
Os dois países sul-americanos protagonizaram nas últimas semanas um novo capítulo na disputa centenária pelo Essequibo, uma região rica em recursos naturais e que perfaz mais de 70% do território da Guiana.
Após o regime de Maduro realizar um referendo que preparava o terreno para uma eventual anexação da área, no início de dezembro, os dois países acabaram concordando em reduzir as tensões e resolver o litígio pela via diplomática.
Uma fonte do ministério de Relações Exteriores da Guiana afirmou à agência de notícias AFP que o navio HMS Trent deve chegar à costa do país nesta sexta e ali permanecer por "menos de uma semana" para exercícios de defesa em mar aberto.
O ministério britânico da Defesa não confirmou a chegada da embarcação em águas guianesas, mas havia dito anteriormente que o navio de patrulha cumpriria "uma série de compromissos na região" da Guiana.Acordo assinado há duas semanas
Em comunicado, Caracas rechaçou categoricamente a presença do navio britânico na costa da Guiana, classificando a presença da embarcação na região como "extremamente grave" – a Guiana foi colônia britânica até 1966 – e uma violação dos acordos assinados em 14 de dezembro entre Maduro e o presidente guianense, Irfaan Ali, em São Vicente e Granadinas.
Caracas pediu ainda a Georgetown "que tome medidas imediatas para retirar o navio HMS Trent e se abstenha de continuar a envolver potências militares na controvérsia", alertando a Comunidade do Caribe (Caricom) e a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), mediadores do último acordo, que as ações "são contrárias ao espírito de paz e compreensão".
O Brasil, que foi um dos mediadores do entendimento entre Venezuela e Guiana, emitiu nesta sexta-feira uma nota em que conclama os dois países "à contenção, ao retorno do diálogo e ao respeito ao espírito e à letra" da declaração assinada em São Vicente e Granadinas.
A nota, publicada no site do Itamaraty, lembra que os dois países se comprometeram a não utilizar "da força ou da ameaça do uso da força", e que concordaram "em cooperar para evitar incidentes no terreno e medidas unilaterais que possam levar a uma escalada da situação".
"O governo brasileiro acredita que demonstrações militares de apoio a qualquer das partes devem ser evitadas, a fim de que o processo de diálogo ora em curso possa produzir resultados."
ra/le (AFP, EFE, ots)Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos