Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Primeira-dama de MT apresenta SER Família e SER Família Indígena na COP 28

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, apresentou os programas SER Família Indígena e SER Família Mulher, em um painel durante a COP 28, nesta segunda-feira (04.12), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Virginia é a única primeira-dama convidada a falar de programas sustentáveis de Mato Grosso em uma COP e é madrinha dos povos indígenas. Os programas foram idealizados por ela e são executados pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania. A apresentação durante o painel "Empoderamento dos povos indígenas: uma jornada de equidade de gênero e turismo sustentável" e também contou com a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho.
"O grande diferencial do programa SER Família é o envolvimento das primeiras-damas dos municípios de Mato Grosso, pois elas conseguem mobilizar o necessário para alcançar realmente aquelas famílias que mais precisam. E o SER Família Indigena tem o grande objetivo de reconhecer e atender às especificidades culturais e necessidades de cada comunidade", afirmou a primeira-dama.
Ela destacou ainda que os programas buscam o empoderamento das mulheres e dos povos indígenas, dando o suporte necessário para que tenham voz ativa e possam superar as vulnerabilidades e desafios.
"As mulheres têm um papel crucial nas decisões e na implementação do programa, para que sejam incentivadas ao empreendedorismo, com apoio, recursos e oportunidades para aprimorar suas habilidades comerciais, garantindo independência econômica. Outra defesa que fazemos é de penas mais duras contra agressores e a violência doméstica, para que as vítimas fiquem de fato protegidas e totalmente atendidas", asseverou.
"Já o SER Família Indígena busca promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para aprimorar o acesso à educação, saúde, oportunidades econômicas e preservação do patrimônio cultura", completou Virginia Mendes.
Durante a apresentação, a secretária de Assistência Social pontuou que os programas foram desenvolvidos com o grande objetivo de atender as especifidades e diminuir as desigualdades sociais.
"Em Mato Grosso, os índices de desigualdades ainda são um desafio a ser superado. O governo já investiu R$ 1 bilhão no social e esse investimento é uma forma de atender aos vulneráveis e também incentivar a capacitação e empreendedorismo para que possam buscar o próprio desenvolvimento", disse Grasi.
No caso do SER Família, as mulheres são incentivadas a buscar cursos de qualificação, por meio do SER Família Capacita, e também são atendidas de forma transversal em diversas outras áreas, como o empreendedorismo com abertura de linhas de crédito pela Desenvolve MT, auxílio moradia e atendimento psicológico e social.
Já o SER Família Indigena atende as comunidades com a transferência de renda e segurança alimentar, promovendo autonomia aos povos.
Também participaram do painel o cacique da aldeia Wazare, Rony Paresi, e sua esposa Valdirene, e o diretor técnico do Sebrae, André Schelini. Além da embaixatriz da Síria, Cláudia Abbas, da presidente do Conselho de Mulheres de Negócios dos Emirados Árabes Unidos, Farida Kamber Al Awadhi, e da Relações Públicas da ONU, Anna Rosenberg.
Delegação de MT
Fazem parte da comitiva mato-grossense os indígenas Andriele Nezokenazokero, Alex Onaezokemae, Valdirene Zakenaezokero, Dejanira Quero, Pedro Paulo Onaezokemae e Ivo Zokenazokemae.
E também os deputados estaduais Paulo Araújo e Max Russi, a prefeita de Jaciara, Andreia Wagner, o prefeito de São José do Xingu, Dr. Sandro, e a primeira-dama do município, Suelen Rodrigues, o procurador-geral de Contas, Alisson Alencar, os secretários de Estado Mauren Lazaretti (Meio Ambiente), Grasielle Bugalho (Assistência Social e Cidadania) e César Miranda (Desenvolvimento Econômico), o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne, Caio Penido e o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Silvio Rangel.
A primeira-dama Virginia Mendes custea todas as despesas da viagem com recursos próprios.
O hub Equity Lounge onde ocorreu a apresentação é uma parceria do Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par e Desenvolve MT, com a Marfrig, Amaggi e Sebrae.
Assessoria/Caminho político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário