Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

A VOLTA DA DIREITA AMERICANA: Trump vence primária de Iowa com ampla vantagem

Ex-presidente sai na frente para ser o candidato dos republicanos na eleição presidencial de novembro com uma margem de vitória recorde para o estado, de quase 30 pontos percentuais. O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump venceu, nesta segunda-feira (15/01), a primária republicana no estado do Iowa por uma ampla vantagem, a maior já obtida por um pré-candidato republicano nesse estado.
A vitória esmagadora foi anunciada apenas meia hora depois do início da votação e coloca Trump em clara vantagem na disputa pela candidatura republicana à presidência dos EUA na eleição de novembro.
O magnata de 77 anos, que responde por quatro acusações criminais, deixou os principais rivais, o governador da Flórida, Ron DeSantis, e a antiga governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora na ONU Nikki Haley, para trás, obtendo 51,1% dos votos. O segundo colocado, DeSantis, obteve 21,2%, e Haley, 19,1%.
Essa margem de vitória supera em muito o recorde anterior, de 12,8 pontos percentuais, obtido em 1988 por Bob Dole.
Ela não garante, porém, a candidatura de Trump, que, além de passar pelas primárias, ainda terá de enfrentar a Justiça americana, onde responde por inúmeras acusações.
Um pré-candidato desiste
Trump apenas não venceu em um dos 99 condados, obtendo 20 delegados e 55.432 votos, um número muito superior aos do governador da Florida, com oito delegados e 23.054 votos, e da ex-embaixadora Haley, com sete delegados e 20.687 votos. Ela venceu no condado de Johnson.
O empresário Vivek Ramaswamy foi o quarto colocado, com apenas 8% dos votos e três delegados, e abandonou a disputa para apoiar Trump.
Por causa do intenso frio, a primária desta segunda-feira teve a participação de 110.298 pessoas, 41% a menos do que em 2016, quando foi registrado um comparecimento recorde de quase 187 mil pessoas.
Em Iowa foram distribuídos apenas 40 delegados dos 2.429 em jogo em todo o processo das primárias republicanas. A próxima disputa é em New Hampshire, em 23 de janeiro.
Claro favorito entre os republicanos
Após o resultado, Trump garantiu que se sente "reforçado" e "enormemente honrado" e afirmou mais uma vez que o seu objetivo é "tornar os EUA grandes novamente", repetindo seu conhecido slogan.
"Obrigado Iowa, amo todos vocês!!", escreveu o ex-presidente, em letras maiúsculas, na sua rede social, a Truth Social.
Com a ampla vantagem obtida, ele adotou um tom conciliatório. "Agora é o momento de o nosso país se unir", disse Trump aos apoiadores reunidos num ambiente festivo em Des Moines, capital do estado.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a vitória de Trump nas primárias do Iowa o torna o claro favorito do Partido Republicano para a eleição presidencial.
"O problema é o seguinte: esta eleição sempre foi sobre você [eleitor] e eu contra os republicanos extremistas do Maga. Foi verdade ontem e será verdade amanhã", disse Biden, referindo-se ao slogan Make America Great Again (Maga).
as (Lusa, Reuters, Efe, AFP)Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos