Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

GOLPISTA DA NÍGER: Primeiro-ministro do Governo golpista do Níger visita Rússia

O primeiro-ministro do Governo golpista do Níger, Mahamane Lamine Zeine, iniciou uma viagem oficial à Rússia com o objetivo de reforçar os laços entre os dois países, informou a agência nigerina ANP. A viagem do primeiro-ministro do Níger a Moscovo começou na segunda-feira (15.01) e tem por objetivo relançar a cooperação entre os dois países nos setores das minas, da energia, da cultura, da formação e das infraestruturas.
O jornal russo Izvestia revela imagens de Mahamane Lamine Zeine a ser recebido na neve num aeroporto de Moscovoda capital russa. Durante a visita, o primeiro-ministro nigerino tenciona ainda discutir o alargamento de uma parceria com a Rússia nos domínios da defesa, da agricultura e da energia, segundo a publicação.
A agência noticiosa nigerina ANP, que não dá pormenores sobre a agenda do primeiro-ministro na capital russa, sublinha que a Rússia é "uma das poucas potências que apoiou o Níger antes da chegada das novas autoridades", na sequência do golpe de Estado militar de julho, que derrubou o Presidente, Mohamed Bazoum, e suspendeu a Constituição.
A mesma fonte lembra que a Rússia se opôs à ameaça de intervenção da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
"Experiência e tecnologia" contra ameaças
A agência salientou que, dada a ameaça terrorista que o Níger enfrenta, o país "precisa da experiência e da tecnologia russas". E acrescentou que grande parte do equipamento de que o Níger dispõe, nomeadamente aviões, é de fabrico russo, sendo que muitos oficiais nigerinos foram formados nesse país.
Durante as manifestações de apoio ao golpe de Estado, foram vistas numerosas bandeiras russas em Niamey e em outras cidades nigerinas.
A junta militar está no poder desde que suspendeu a Constituição e todas as instituições democráticas do país, a 26 de julho, um golpe que levou à imposição de sanções por parte da comunidade internacional.
A junta, que ainda não fixou uma data para possíveis eleições democráticas, já contactou os governos golpistas do vizinho Mali (onde operam as milícias russas de Wagner) e do Burkina Faso, ambos próximos de Moscovo.
Lusa/Reuters/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos