Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Presidente do CRECI-MT diz que Governo Federal deve “pagar” para o CRECI auxiliar o COAF

“Os recursos financeiros que sustentam o Sistema vêm exclusivamente das anuidades pagas pelos corretores de imóveis e empresas imobiliárias”. O Seminário internacional sobre proteção à lavagem de dinheiro (Siplad) acontece entre os dias 22 e 23 de janeiro, na cidade de São Paulo, e reúne representantes estudiosos sobre o tema , e de outros temas de grande relevância, como assédio moral, questões éticas, procedimentos de fiscalização e sobretudo, lavagem de dinheiro e terrorismo voltado ao mercado imobiliário com a apresentação do consultor internacional de prevenção em lavagem de dinheiro Alejandro Montesdeoca Broquetas, entre outros profissionais da área de controle financeiro no Brasil.
Para o Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso – CRECI-MT, Claudecir Contreira, estas ações são vistas com bons olhos, porém salienta que já a mais de 20 anos o sistema COFECI-CRECI trabalha no sentido de orientar os corretores e empresas imobiliárias para que façam a declaração de não ocorrência de atividades suspeitas.
Contreira também acrescenta que os profissionais já são devidamente inscritos no CRECI e que o Conselho já os fiscaliza em suas atividades “nossos corretores em sua imensa maioria são profissionais preparados e seguem as regras legais e regras de mercado e que independentemente desta exigência, estes corretores informariam e informam os órgãos fiscalizadores em especial o próprio CRECI se acaso alguma atividade suspeita venha a ocorrer.
Por outro lado, o presidente do CRECI-MT, enfatiza que o governo federal vem tentando transferir responsabilidades dele (governo) para o sistema COFECI-CRECI sem que pague ou contribua financeiramente para a
estruturação dos departamentos de fiscalização. Contreira lembra que apesar dos CRECIs serem autarquias públicas federais com as prerrogativas de fiscalização, o governo federal não destina nenhuma verba pública para a ampliação e manutenção dessa estrutura fiscalizadora. “Os recursos financeiros que sustentam o Sistema vêm exclusivamente das anuidades pagas pelos corretores de imóveis e empresas imobiliárias”.
O 2º Siplad é um evento híbrido (presencial e virtual) e inclui a presença de todos os representantes dos Regionais escolhidos para compor o Escritório Nacional de Integridade do Sistema Cofeci-Creci. “São 81 profissionais que darão suporte à difusão e à consolidação de uma cultura de compliance e integridade dentro do Sistema.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos