Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Wellington Fagundes tratará da situação do Portão do Inferno com o Ibama, em Brasília

O senador Wellington Fagundes (PL/MT), membro da Comissão de Meio Ambiente do Senado, articula reunião no Ibama, em Brasília, para tratar da possível delegação de gestão do Portão do Inferno, na MT 241, para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). A informação foi dada durante uma visita técnica realizada nesta sexta-feira (12/01), ao local, coordenada pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo.
Segundo o senador, a situação é grave e precisa ser resolvida o mais rápido possível. Ele também informou que haverá um trabalho em conjunto, sob a coordenação do TCE. “Vamos unir todas as autoridades. Segunda-feira (15) vamos estar com o governador Mauro Mendes, e na terça-feira (16) vamos nos reunir para definir, também, essa questão da renovação da delegação do Ibama para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para que as coisas possam atender de forma mais ágil e mais rápida”, garantiu.
Na ocasião, Sérgio Ricardo listou algumas das possibilidades que foram discutidas durante a visita. Entre elas, a construção de um túnel e uma ponte nos moldes da ponte Sérgio Motta que liga Cuiabá a Várzea Grande. “Essas podem ser as possibilidades para contornar o problema. Enviei ofício para o governador Mauro Mendes pedindo a criação imediata de uma comissão de gestão de risco para acompanhar a situação”, informou.
Parque Nacional
O senador Wellington Fagundes também defendeu que o governo de Mato Grosso seja autorizado a assumir a administração do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, onde fica o Portão do Inferno, que atualmente é de responsabilidade do governo federal, para que possa realizar obras de infraestrutura e garantir a segurança da região. "A transferência da administração do parque para Mato Grosso é a melhor solução para o problema. O estado tem recursos e técnicos qualificados para realizar as obras necessárias. O governador já anunciou em Brasília a possibilidade de investir R$ 200 milhões”, destacou o senador.
O parlamentar afirma que no local são necessárias obras estruturantes, e por isso a visita contou com a presença dos técnicos. Também relatou que conversou com o secretário de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Marcelo Oliveira, que teria o informado que obteve do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) somente autorização para realizar obras emergenciais.
“O ICMBio colocou como possibilidade inicial apenas proteção com tela. Isso aí é muito paliativo, não resolve. Mas precisa ser feito, então, por isso estão aqui os técnicos, para fazerem esses estudos mais profundos para que as obras possam ser feitas. E claro, não será feito de uma hora para outra. Mas, estamos trabalhando nisso há muito tempo”, ressaltou Wellington.
A visita contou ainda com a presença do secretário adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Carlos de Oliveira, de representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT).
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos