Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

CRIMINALIDADE: Garimpeiros usam redes sociais para impulsionar atividade

Perfis com dicas sobre como driblar fiscalizações se popularizam em plataformas. Avanço da internet em áreas de garimpo, como no rio Uraricoera, dificulta operações de combate.Enquanto a crise yanomami se desenrola, garimpeiros documentam sua rotina, criticam as ações do governo e até mostraram como driblam a fiscalização em suas redes sociais. No TikTok, vídeos como o de uma retroescavadeira sendo enterrada para fugir das operações governamentais atingem milhares de visualizações.
Perfis mostram ainda a atividade ilegal no rio Uraricoera, um dos locais mais disputados e com danos ambientais aos indígenas. Especialistas avaliam que o avanço da internet nas áreas de garimpo nos últimos anos transformou a atividade, servindo como um importante meio para troca de informações e até de venda de mercadorias ilegais, como o mercúrio.
"Todo garimpo hoje tem alguma antena de internet por satélite, o que facilitou muito a comunicação", afirma André Luiz Porreca Ferreira Cunha, procurador da República no Amazonas. "Mas caso o sinal seja bloqueado, pode prejudicar quem usa licitamente, incluindo, por exemplo, equipes médicas que operam na região", aponta o integrante do Ministério Público Federal (MPF).
Segundo Bruno Manzollli, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que monitora o tema, a utilização da internet nos garimpos, como meio de comunicação é uma das principais ferramentas para atuação ilegal e de mobilização de manifestações contrárias às ações governamentais de combate à atividade. "Em termos de tecnologia, representa um aperfeiçoamento em relação à utilização dos rádios", afirma.
"A conexão com redes sociais e aplicativos de mensagens permite a comunicação em tempo real, com maior flexibilidade de localização e o compartilhamento de diferentes tipos de dados, como imagens, vídeos, documentos e localização", indica o especialista.
Crimes divulgados no TikTok
No TikTok, o usuário costabreno2, que se descreve como "operador de máquina pesadas garimpo", mostra em um vídeo do dia 14 de janeiro uma retroescavadeira sendo enterrada para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) "não queimar". A postagem gerou mais de 100 mil visualizações. Nela, ao fundo, alguém diz: "a vida de um operador não é fácil". Em um vídeo do final de 2023, o usuário apresenta uma máquina que haveria sido queimada pelo Ibama, mas que ainda assim seguiria funcionando.
Na mesma rede social, uma série de perfis mostra o garimpo no rio Uraricoera, incluindo o trânsito de equipamentos pesados. O local é um dos maiores focos de operações governamentais contra a mineração ilegal, além de ser a região onde foram registrados alguns dos maiores danos aos yanomamis.
"Estamos observando o tema, e pode haver incitação ao crime nestes perfis. Buscamos maneiras de fazer maior apuração nas redes sociais, mas não há como estabelecer um instrumento prévio contra os conteúdos", afirma o procurador.
As diretrizes do TikTok incluem restrições a postagens relacionadas à atividade criminosa, e a plataforma afirma que removerá conteúdo que forneça instruções sobre como cometer crimes que resultem em danos.
Matheus Gouvea de Andrade/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos