Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

FINLÂNDIA: Ex-premiê conservador é eleito presidente da Finlândia

Político de centro-direita e pró-UE Alexander Stubb vence 1ª eleição após adesão finlandesa à Otan. Ele diz que decidiu concorrer em razão da guerra na Ucrânia, que gerou tensões na fronteira do país com a Rússia. O ex-primeiro-ministro conservador Alexander Stubb venceu o segundo turno das eleições presidenciais da Finlândia neste domingo (11/02), derrotando o ex-ministro das Relações Exteriores Pekka Haavisto.
O político de centro-direita, um ex-banqueiro de investimentos e entusiasta da União Europeia (UE), assegurou um retorno triunfal à política após um hiato de sete anos, em que viveu fora do país.
Com 99,7% da apuração completa, Stubb somava 51,6% dos votos, contra 48,3% para Haavisto. Cerca de 4,3 milhões de finlandeses estavam aptos a votar na primeira eleição após o país se tornar membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Haavisto, um parlamentar do Partido Verde que concorreu como independente, concedeu a derrota e parabenizou seu rival.
Tensões com a Rússia
O retorno de Stubb à política foi, segundo ele próprio, motivado pela invasão russa da Ucrânia. "Posso assegurar que essa hipótese não era uma realidade antes do início da guerra", disse o conservador, ao anunciar sua candidatura em agosto de 2023.
A fronteira entre Finlândia e Rússia é a mais longa da União Europeia, com 1.340 quilômetros de extensão, o que gera inúmeras tensões entre os dois países.
O político de 55 anos, trabalhou no exterior nos últimos anos, sendo vice-presidente do Banco Europeu de Investimentos e diretor do Instituto Universitário Europeu, em Florença, Itália. Seus aliados o descrevem como um conservador multilíngue pró-Europa. Ele próprio se vê como moderado.
A partir de 1º de março, Stubb substituirá o presidente Sauli Niinistö, que cumpriu dois mandatos. Na Finlândia, o presidente tem mandato de seis anos, sendo responsável pela política externa e de segurança, além de comandante supremo das Forças Armadas.
Fechamento de fronteira com a Rússia e adesão à Otan
Após décadas de uma política de neutralidade internacional, as tensões geradas pela invasão da Ucrânia pela Rússia motivaram a Finlândia a iniciar o processo de adesão à Otan, tornando-se o 31º Estado-membro da aliança militar transatlântica em abril de 2023.
No fim de novembro, a Finlândia fechou totalmente sua fronteira terrestre com a Rússia para evitar que refugiados enviados por Moscou continuassem chegando em massa ao país. Helsinki alegou que o Kremlin promove o fluxo migratório através da fronteira numa tentativa de desestabilizar o país.
O governo finlandês acusa Moscou de enviar deliberadamente à fronteira cidadãos de países da África e do Oriente Médio, como Iraque, Síria, Iêmen, Turquia e Somália, permitindo a passagem de um grande número de refugiados sem os documentos necessários.
A decisão de fechar a fronteira foi apoiada por Stubb e Haavisto. Os dois políticos, que já estiveram à frente do Ministério do Exterior finlandês, compartilham visões semelhantes sobre as relações com a Rússia e pediram novas sanções a Moscou em razão de sua guerra de agressão na Ucrânia.
rc/av (AFP, Reuters)Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos