Deputado reconhece artesãos que preservam a cultura e tradição local. O evento foi no Espaço Cuiabano do Goiabeiras Shopping.O trabalho dos artesões mato-grossenses foi reconhecido por fomentar a economia e a cultura do Estado, durante cerimônia especial para a entrega de Moção de Aplausos aos profissionais, numa iniciativa do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT. A homenagem, realizada nesta quinta-feira (21), no Espaço Cuiabano, em Cuiabá, foi alusiva ao Dia Mundial do Artesão, comemorado em 19 de março. Data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), que também homenageia o Dia de São José, que era carpinteiro e padroeiro dos profissionais.“Sinto-me honrado em homenagear a história e a cultura de Cuiabá, de Mato Grosso e do Brasil. É momento de reflexão e valorização das técnicas produzidas pelos artesãos que contribuem, significativamente, para a preservação da cultura e fomento da economia local, ao produzirem bens artísticos, utensílios e peças que são verdadeiras obras de arte”, destacou Botelho, ao lembrar que também contribuem à preservação do ofício e das técnicas que se manifestam em todos os cantos do Brasil, passando de gerações para gerações.
Botelho chamou a atenção para a reflexão sobre a valorização econômica da arte. “Promovem o turismo local, geram emprego e renda e preserva a nossa cultura”, afirmou o deputado.
Reconhecimento incentiva a arte
Artesã há 38 anos, Ermelinda Maria da Silva se orgulha da profissão. Responsável e idealizadora da loja Espaço Cuiabano, criada para expor as peças artesanais, também é autora de duas revistas: Artesanato de Mato Grosso e Artesanato na Praça.
“É uma noite emocionante para nós artesãos, sendo homenageados pelo reconhecimento do nosso trabalho em benefício da cultura cuiabana e mato-grossense. Estou incentivando a continuidade da nossa arte, essa Moção de Aplausos nos inspira”, afirmou dona Ermelinda. Ela também entregou um ofício a Botelho solicitando apoio para aquisição de mais um espaço para a exposição dos produtos na Capital.
“Trabalho com chita, faço redes em chitão e outras peças customizadas. São obras de artes que fortalecem a nossa cultura. É uma honra esse reconhecimento feito pelo poder público. Nosso muito obrigado, deputado Botelho!”, gradeceu a artesã Avanira de Jesus Costa.
Luan Vasconcelos, gerente de Marketing do Goiabeiras Shopping, falou sobre o projeto Espaço Cuiabano. “Como empreendimento acreditamos na responsabilidade social, principalmente, por se tratar do primeiro shopping da cidade, por ter um laço afetivo muito forte com a comunidade cuiabana. E, hoje esse projeto está aqui dentro do shopping, é de suma importância e queremos continuar essa parceria no longo prazo porque a gente acredita que tem o DNA cuiabano”, assegurou Luan, que é de Manaus, e já adquiriu uma peça para enfeitar sua mesa de trabalho, uma capivara.
VEJA O VIDEO: https://youtu.be/pMqvF1LcuUE
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário