Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 12 de março de 2024

ELEIÇÕES 2024: Botelho amplia vantagem e lidera para prefeito de Cuiabá em todos os cenários

Essa é a primeira pesquisa registrada sem o nome do chefe da Casa Civil, Fábio Garcia. O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União) lidera em todos os cenários possíveis a disputa eleitoral para a Prefeitura de Cuiabá. É o que aponta a mais nova rodada de pesquisas do Instituto MT Dados, a primeira após a confirmação do nome do parlamentar como candidato do grupo político do governador Mauro Mendes (União). Em um dos três cenários testados, inclusive, o levantamento aponta que Botelho poderia vencer a disputa já em primeiro turno.
No primeiro cenário, Botelho lidera a disputa com 33% das intenções de voto. Ele é seguido, à distância, pelo deputado federal Abílio Brunini (PL), que tem 19% da preferência do eleitorado, e pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), com 14%. O atual vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV) foi lembrado por 6% dos entrevistados, enquanto o deputado estadual Juca do Guaraná Filho (MDB) recebeu 4% das intenções de voto. Marcos Ritella e Ulisses Moraes também foram citados na pesquisa, com 1% cada. Brancos e nulos somaram 5% e 17% dos cuiabanos não souberam ou não quiseram responder.Já no segundo cenário, com Lúdio confirmado como candidato da Federação Brasil da Esperança, o que excluiria Stopa da disputa, a tendência de vitória de Botelho se mantém. Ele lidera com 34% das intenções de voto, seguido por Abílio, com 19% e com o petista recebendo 15% da preferência do eleitorado. Juca do Guaraná aparece em quarto, com 4%. Brancos e nulos somaram 7% e 20% dos cuiabanos não souberam ou não quiseram responder.
A terceira hipótese testada foi a troca entre Lúdio e Stopa e, nestas condições, o levantamento aponta para a vitória em primeiro turno de Botelho, que dispara nas intenções, atingindo 38% das intenções. Abílio segue com os mesmos 19%, enquanto o vice-prefeito de Cuiabá tem 7% da preferência, seguido por Juca com 5%. O indicativo de definição em primeiro turno se dá porque a soma das intenções dos três oponentes é menor do que o índice atingido pelo candidato do União Brasil. Neste cenário, brancos e nulos somaram 9% e 22% dos cuiabanos não souberam ou não quiseram responder.
Segundo turno
A liderança de Botelho se consolida em todos os cenários testados de um eventual segundo turno na disputa pelo Palácio Alencastro. Ele vence Abílio por 45% a 21%, Lúdio por 44% a 18% e Stopa por 49% a 8%. O MT Dados também testou possibilidades de segundo turno sem Botelho e se a disputa fosse entre Abílio e Lúdio, o candidato do PL venceria por 25% a 24%. Já se a disputa fosse entre Lúdio e Stopa, o petista levaria a melhor, 27% a 11%.
Abílio lidera quando o quesito avaliado é o da rejeição, quando o eleitor indica em quais candidatos ele não votaria de jeito nenhum. 22% dos eleitores afirmaram não votar, em nenhuma hipótese, no deputado federal. A segunda maior rejeição é a de Juca do Guaraná, com 14%, seguido por Lúdio, com 13%, e Stopa, com 8%. Líder nas pesquisas, Botelho é o candidato que tem a menor rejeição, apenas 5%.
Espontânea
O MT Dados também quis saber da preferência do eleitorado na modalidade espontânea, quando os nomes não são apresentados ao eleitor. Botelho foi citado por 18,3% dos entrevistados, seguido por Abílio com 10,9%, Lúdio com 8,9%, Stopa com 2% e Juca com 1,3%. O chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, Ulisses Moraes e Marcos Ritella foram lembrados por menos de 1% dos entrevistados cada.

A pesquisa do MT Dados ouviu 1.060 eleitores de Cuiabá, entre os dias 7 e 10 de março. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número MT-07478/2024.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos