GOVERNO DE MATO GROSSO

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

segunda-feira, 18 de março de 2024

MT Escola fomenta mercado das artes com a inclusão de novos profissionais

No dia 15 de março aconteceu a colação de grau de 37 alunos.
Maior projeto de artes cênicas de Mato Grosso, a MT Escola de Teatro possui atualmente 80 alunos matriculados no Curso Superior de Tecnologia do Teatro nos polos de formação em Cuiabá e Cáceres e formou 37 novos profissionais para as áreas de atuação, cenografia e figurino, direção, iluminação, sonoplastia, dramaturgia e produção cultural, no último dia 15 de março, em uma noite de celebração, que teve o Cine Teatro Cuiabá como palco. Esses formandos irão produzir arte de maneira formal e com reconhecimento acadêmico, fomentando o mercado de trabalho relacionado às artes. Para o diretor artístico da MT Escola, Flávio Ferreira, a escola está entregando um grupo de profissionais que o mercado sempre precisou. “Pela primeira vez na história, a região Centro-Oeste conta com uma faculdade de teatro totalmente gratuita, que capacita atores, diretores, cenógrafos, figurinistas, iluminadores e sonoplastas. Nos últimos anos o mercado do áudiovisual e das artes cênicas tem crescido muito, mas as pessoas daqui que queriam fazer o curso, tinham que sair de Mato Grosso. Agora temos pessoas capacitadas em um mercado aquecido. E o mais importante de tudo: as pessoas não precisam sair do estado para cursar uma faculdade de excelência”, destaca.
Ele acrescenta que, ter um curso reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura, pelo Conselho Estadual de Educação em parceria com o Cena Onze, Secretaria de Estado de Cultura, Universidade do Estado de Mato Grosso e ADAP, é de fundamental importância.
O evento contou com a participação da pianista Gabi Limonge e da Gil, personagem interpretada por Marcondes Araújo, que recebeu o público, além do vice-reitor da Unemat, Alexandre Gonçalves Porto e do secretário-adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, o Coordenador Pedagógico da Unemat, Agnaldo Silva e outras autoridades.
Dos 80 alunos matriculados, 50 estão no polo Cuiabá e 30 em Cáceres. Desde sua criação, em novembro de 2016, a MT Escola de Teatro já formou 150 profissionais das artes cênicas, que atuam tanto em Mato Grosso como em outros Estados em projetos de teatro, cinema, televisão e docência.
Em Cuiabá, a MT Escola de Teatro tem a maior parte da carga horária ministrada no Cine Teatro Cuiabá, com gestão do curso feita em parceria com a Associação Cultural Cena Onze. No espaço, os estudantes também promovem anualmente uma mostra de artes cênicas, quando colocam o conteúdo em prática durante apresentação de espetáculos para o público.
O diploma de ensino superior é conquistado após quatro módulos semestrais, ou dois anos de estudo. Além do curso superior, a instituição também oferece capacitações de curta duração, voltadas para quem busca conhecimentos complementares na área do teatro.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos