No dia 15 de março aconteceu a colação de grau de 37 alunos. Maior projeto de artes cênicas de Mato Grosso, a MT Escola de Teatro possui atualmente 80 alunos matriculados no Curso Superior de Tecnologia do Teatro nos polos de formação em Cuiabá e Cáceres e formou 37 novos profissionais para as áreas de atuação, cenografia e figurino, direção, iluminação, sonoplastia, dramaturgia e produção cultural, no último dia 15 de março, em uma noite de celebração, que teve o Cine Teatro Cuiabá como palco. Esses formandos irão produzir arte de maneira formal e com reconhecimento acadêmico, fomentando o mercado de trabalho relacionado às artes. Para o diretor artístico da MT Escola, Flávio Ferreira, a escola está entregando um grupo de profissionais que o mercado sempre precisou. “Pela primeira vez na história, a região Centro-Oeste conta com uma faculdade de teatro totalmente gratuita, que capacita atores, diretores, cenógrafos, figurinistas, iluminadores e sonoplastas. Nos últimos anos o mercado do áudiovisual e das artes cênicas tem crescido muito, mas as pessoas daqui que queriam fazer o curso, tinham que sair de Mato Grosso. Agora temos pessoas capacitadas em um mercado aquecido. E o mais importante de tudo: as pessoas não precisam sair do estado para cursar uma faculdade de excelência”, destaca.
Ele acrescenta que, ter um curso reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura, pelo Conselho Estadual de Educação em parceria com o Cena Onze, Secretaria de Estado de Cultura, Universidade do Estado de Mato Grosso e ADAP, é de fundamental importância.
O evento contou com a participação da pianista Gabi Limonge e da Gil, personagem interpretada por Marcondes Araújo, que recebeu o público, além do vice-reitor da Unemat, Alexandre Gonçalves Porto e do secretário-adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, o Coordenador Pedagógico da Unemat, Agnaldo Silva e outras autoridades.
Dos 80 alunos matriculados, 50 estão no polo Cuiabá e 30 em Cáceres. Desde sua criação, em novembro de 2016, a MT Escola de Teatro já formou 150 profissionais das artes cênicas, que atuam tanto em Mato Grosso como em outros Estados em projetos de teatro, cinema, televisão e docência.
Em Cuiabá, a MT Escola de Teatro tem a maior parte da carga horária ministrada no Cine Teatro Cuiabá, com gestão do curso feita em parceria com a Associação Cultural Cena Onze. No espaço, os estudantes também promovem anualmente uma mostra de artes cênicas, quando colocam o conteúdo em prática durante apresentação de espetáculos para o público.
O diploma de ensino superior é conquistado após quatro módulos semestrais, ou dois anos de estudo. Além do curso superior, a instituição também oferece capacitações de curta duração, voltadas para quem busca conhecimentos complementares na área do teatro.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário