Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 18 de março de 2024

Wellington alerta Ministério do Meio Ambiente para seca no pantanal

Presidente da Subcomissão do Bioma Pantanal, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) levou à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires, sua preocupação sobre possível seca extrema no bioma, o que pode resultar em nova onda de incêndios, a exemplo do que aconteceu em 2020, quando quatro milhões de hectares foram consumidos pelo fogo.
A preocupação do parlamentar leva em consideração monitoramento realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Serviço Geológico do Brasil que aponta chuvas abaixo da média e níveis muito baixos dos rios formadores do pantanal, como é o caso do rio Paraguai, que registra o menor nível de água em 124 anos.
Pelas medições feitas, o acumulado de chuva desde outubro é de 450 milímetros na bacia, enquanto o normal é de 1.100 milímetros.
“O fogo ameaça a vida de todo o bioma, incluindo a sobrevivência do homem pantaneiro, que sempre contribuiu para a preservação do pantanal”, disse ele.
“Esse cenário nos preocupa bastante e já estamos adotando algumas medidas para evitar que uma nova tragédia ambiental atinja o bioma, como a construção de poços artesianos, a instalação de unidades do Corpo de Bombeiros e a mobilização de brigadistas, aviões e caminhões-pipa”.
Segundo Marina Silva, o ministério já tem ações planejadas para o bioma no sentido da prevenção e combate aos incêndios, como a contratação de aviões e brigadistas, mas ressaltou a importância da junção de forças com o governo do Estado, municípios e voluntários para evitar uma nova tragédia.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos