Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 30 de abril de 2024

Diego quer realizar seminário para ampliar uso de irrigação em Mato Grosso

O deputado Diego Guimarães (Republicanos) planeja a realização de um seminário técnico, em Mato Grosso, para tratar de formas sustentáveis de ampliação do uso da irrigação nas lavouras do estado. A ideia do parlamentar é que o evento seja realizado no segundo semestre deste ano e tenha entre os participantes representantes da Universidade de Nebraska e de gestores de recursos hídricos no estado norte-americano, referência mundial no uso da irrigação.
Diego esteve em Nebraska para conhecer o funcionamento da gestão dos recursos hídricos e como isso faz com que o estado norte-americano conte com 3,5 milhões de hectares de áreas irrigadas por meio de 100 mil poços perfurados, sem prejuízo para o meio ambiente. “Em Mato Grosso, temos aproximadamente 200 mil hectares e um potencial de chegarmos aos 4 milhões de hectares. Isso asseguraria, mais do que uma segunda safra, uma primeira safra de alta qualidade”.
Por conta disso, Guimarães quer reunir no evento, além de representantes do estado norte-americano, dirigentes da Agência Nacional de Águas (ANA), integrantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), membros do Ministério Público Estadual e Federal (MPE e MPF), juízes e produtores rurais. “Quero que todos estes atores possam conhecer o modelo de Nebraska, para que, muito em breve, tudo isso também esteja funcionando e trazendo ainda mais riqueza, segurança na produção de alimentos do nosso estado e certamente mais desenvolvimento ainda para Mato Grosso”.
Integrando a comitiva da terceira edição da “Missão Nebraska”, organizada pela Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT), o parlamentar teve a oportunidade de conhecer fazendas, centros de estudo, empresas e a Universidade de Nebraska, responsável por diversos estudos que dão segurança hídrica ao estado.
Outras ações
Com base no que conheceu em Nebraska, além do seminário, o deputado defendeu a implantação de uma política estadual de irrigação em Mato Grosso. Guimarães ressaltou que atualmente há entraves burocráticos e de infraestrutura que impossibilitam que a irrigação seja expandida e que o tema precisa ser enfrentado pelo Legislativo.
Diego também convidou dirigentes das duas maiores empresas de sistemas de irrigação de Nebraska para se instalarem na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres. As empresas contariam com os benefícios tributários para, inclusive, exportar os kits para outros países. Os diretores destas empresas sinalizaram positivamente ao convite e, nos próximos meses, viajarão a Mato Grosso para conhecer a realidade do estado.
Assessoria/Caminho Político
FOTO: Alex Pereira Santos
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos