Mauro Carvalho acredita na aprovação do Ibama, mas Vê obstáculo do ICMBio na liberação das obras MT-251. O ex-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho (PRD), expressou sua confiança na aprovação do projeto do Governo do Estado destinado a conter os deslizamentos de terra no Portão do Inferno, localizado na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. Carvalho identificou o principal entrave como sendo o ICMBIo (Instituto Chico Mendes), responsável pela gestão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.Segundo ele, o Executivo enviou um projeto aos dois órgãos federais em meados de março, no qual está prevista a retirada total do maciço do Portão do Inferno por meio de uma obra de “retaludamento” da encosta.
Em uma entrevista à Rádio CBN, Carvalho destacou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, como uma figura “acessível”, sugerindo otimismo quanto à aprovação do projeto por parte do órgão. No entanto, ele expressou preocupação com a relação com o ICMBio, relembrando as dificuldades enfrentadas anteriormente ao tentar estadualizar o Parque Nacional.
O governo do estado assinou um contrato com a empresa Lotufo Engenharia e Construções Ltda para realizar a obra de “retaludamento”, orçada em R$ 29,5 milhões. No entanto, o início do processo depende da aprovação dos órgãos federais.
O ICMBio afirmou recentemente que aguarda o envio da documentação sobre os impactos ambientais do empreendimento para dar prosseguimento ao processo de análise do projeto. Por sua vez, o Ibama ainda não se manifestou sobre o assunto.
A obra é considerada uma medida urgente devido às quedas de blocos registradas desde o fim do ano passado, resultando no funcionamento do trecho em esquema de pare e siga.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário