Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 22 de maio de 2024

APOIO AO ESPORTE AMADOR: Botelho exalta campeonato dos feirantes do Mercado do Porto e o futebol à moda antiga

Prêmio da 17ª edição da competição homenageia “Ceará”, feirante de 88 anos, que por mais de 40 anos trabalhou na feira.
Quem procura o Mercado do Porto às segundas-feiras encontra as barracas vazias. Os comerciantes trabalham duro de terça a domingo. Mas segunda é dia de futebol no Campo do Bode. Ali, bem do lado do trabalho, eles mostram que possuem habilidade fora do balcão e total controle da bola. Ontem (20), cinco times fizeram lances bonitos na abertura da 17ª edição do Campeonato dos Feirantes. Na ocasião, os organizadores lembraram dos incentivos viabilizados pelo deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), desde o primeiro torneio em 2007. Neste ano, parceiros, clientes, fornecedores prometem acompanhar os duelos até a grande final, marcada para 26 de agosto, em comemoração ao Dia do Feirante.
Feliz com a atuação dos 120 feirantes no gramado, Botelho reforça os compromissos firmados com o esporte amador, que tem beneficiado várias categorias da sociedade cuiabana e também fomentado o esporte e até a economia. “Tenho uma história de quase duas décadas com a competição de futebol dos jogadores do Mercado do Porto. E tenho uma relação muito forte com a feira. Só quem vive ou já viveu da feira entende que ao invés de descansar no dia de folga, muitos preferem a diversão com os amigos no campinho. Na verdade, ninguém quer ficar fora da conversa do dia seguinte”, disse Botelho, elogiando a organização da disputa à moda antiga.
O campeonato dos feirantes do Mercado do Porto realizado, no Campo do Bode reúne 10 equipes: Até Cuiabano, Azulão, Colônia, Dourado, Fortaleza, Galo da Serra, Guerreiros de Cristo, Raça Pura, Tigrão e Tricolor. Os nomes dos times foram inspirados nos principais clubes da baixada cuiabana e todos que trabalham na feira podem participar, independentemente da idade.
Por três meses os jogadores irão disputar o troféu e a premiação em dinheiro no valor de R$ 15 mil (valor dividido aos primeiros colocados). E para competir, é preciso disciplina. Isso o presidente do Galo da Serra tem de sobra. “Nunca perdi uma competição. Estou aqui desde a primeira edição, mas para isso, treino todos os dias na academia, corro e jogo futebol na segunda”, conta o atacante Mário Neto das Neves, 60 anos.
De acordo com o organizador do campeonato, Regis Souza, a taça de 2024 leva o nome de Antônio Inácio da Silva, popular Ceará, feirante com 88 anos, que fez questão de prestigiar a abertura do evento. “É uma homenagem mais do que justa a quem trabalhou por mais de 40 anos na barraca de carne do Mercado do Porto”, explica o coordenador e jogador do time do Fortaleza.
Regis fala do apoio que recebe para montar toda estrutura, os camarotes (tendas individuais dos times), ambulância com serviços médicos, banheiros químicos, shows regionais, entre outros. “Essa é a única distração dos feirantes. Já é uma tradição e o Botelho sempre nos apoiou, mesmo quando não era deputado”, frisa.
A torcida, segundo o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Porto, Jorge Antônio Lemos, não falta. No final da tarde, “a arquibancada lota”, mas a classificação para as oitavas de final da Copa é uma das etapas de maior público. “A competição é um sucesso. Já fomos matéria na revista Placar em 2013, com o título: O maior campeonato de Várzea do Mundo”, conta orgulhoso o zagueiro do Colônia. Ele também destaca como “essencial o apoio do Botelho” para dar continuidade ao placar do entretenimento.
Incentivo ao Esporte
Eduardo Botelho tem investido por meio de emenda parlamentar no esporte profissional e amador na Capital e MT. Só neste ano, foram quase R$ 5 milhões do Fundo de Desenvolvimento Desportivo, gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para aquisição de material esportivo: cadeiras de rodas adaptadas para basquete, kimonos de Jiu-Jitsu e Karatê. Outras modalidades também contam com o apoio do presidente da ALMT, futevôlei, basquete de rua, copas de futebol society, Peladão, torneios (a exemplo dos feirantes e garis) e escolinhas de futebol, que atendem menores carentes das comunidades de Cuiabá.
Outra medida do parlamentar em coautoria com o deputado Beto Dois a Um (PSB), é a Lei nº 12.424/2024, que dispõe sobre o projeto Olimpus – a concessão de bolsa-atleta, bolsa-técnico, além de premiação por desempenho, ao peão de rodeio. Agora, os atletas de rodeio são contemplados no programa esportivo do governo estadual.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos