Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

domingo, 5 de maio de 2024

CATÁSTRO: Passa de 700 mil número de afetados pelas chuvas no RS

Pelo menos 332 dos 497 municípios gaúchos sofreram alguma consequência dos temporais, que atingem a região desde o início da semana. Eduardo Leite diz que será necessário "Plano Marshall" para reconstruir o estado. As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 707,1 mil pessoas, de acordo com boletim divulgado às 9h deste domingo (05/05) pela Defesa Civil do estado. Pelo menos 332 dos 497 municípios gaúchos já sofreram alguma consequência dos temporais, que atingem a região desde o início da semana.
A Defesa Civil confirmou a cifra de mortos para 66 e informou que ainda há seis óbitos em investigação, para verificação sobre se têm relação com a tragédia. Neste sábado, a Defesa Civil passou a divulgar as mortes confirmadas em decorrência dos temporais e as em investigação para determinação da causa. Foram registrados 155 feridos e 101 pessoas desaparecidas.
Em todo o estado, há 80,5 mil desalojados, que se encontram na casa de parentes ou amigos, e 15,1 mil estão em abrigos.
Pelo menos 418,2 mil pontos estão sem energia elétrica. Há ainda 1 milhão de domicílios sem abastecimento de água (34% do total), segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Os municípios também estão com dificuldade de acesso a telefonia e dados móveis. De acordo com as operadoras, 90 cidades estão sem serviços da TIM, 43 sem os serviços da Vivo e 53 municípios não conseguem acesso pela Claro.
"Próximos dias serão ainda muito difíceis"
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse neste sábado que a tendência é que as estatísticas da tragédia se agravem na medida em que o socorro consiga chegar a regiões de acesso mais difícil.Ele alertou que os próximos dias "serão ainda muito difíceis" para os habitantes locais e que a reconstrução do estado vai precisar de um "Plano Marshall", se referindo ao plano dos Estados Unidos para financiamento à reconstrução da Europa depois da Segunda Guerra.
Neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna ao Rio Grande do Sul para acompanhar os trabalhos do governo federal na prestação de assistência humanitária aos atingidos pelas chuvas. A informação foi confirmada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).
A previsão é que o presidente viaje acompanhado de nove ministros, entre eles, o da Fazenda, Fernando Haddad; a da Saúde, Nísia Trindade, e o da Educação, Camilo Santana.
Lula voltou a afirmar, pelas redes sociais, que não faltarão recursos federais ao Rio Grande do Sul, que enfrenta o que autoridades vêm chamando de pior desastre climático da história do estado.
"O governo federal está em diálogo permanente com o governo do Rio Grande do Sul e com as prefeituras para apoiar a região no que for necessário. Não mediremos esforços para ajudar os municípios que sofrem com as chuvas e salvar vidas", escreveu Lula.
md (EBC, ots)Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos