Estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso têm até o dia 25 de maio para se inscrever na 19ª edição do projeto Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) 2024, promovido em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As inscrições devem ser feitas via formulário, diretamente no site oficial do evento. A expectativa dos organizadores é superar a última edição do Fetran, que apresentou mais de 100 espetáculos em dez cidades-polo, levando para os palcos mais de 3 mil estudantes e uma plateia de 15 mil pessoas.
Nesta edição, os participantes serão divididos em quatro categorias, sendo a infantil (1° ao 6° ano), infanto juvenil (7° ao 9° ano), juvenil (ensino médio profissionalizante e EJA), além de estudantes da Educação Especial. As inscrições estão ocorrendo no mês em que são realizadas campanhas de conscientização para acidentes de trânsitos, o Maio Amarelo.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Fetran sensibiliza, por meio da arte, crianças e adolescentes quanto à necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito, auxiliando-os em sua formação enquanto futuros condutores. “Além disso, contribui para estabelecer o bom convívio social e ainda fomentar a produção cultural e artística no ambiente escolar”, observou.
Conforme o secretário, o evento também reforça o compromisso de transformar atitudes e salvar vidas, além de promover a inclusão entre os estudantes. “Em todas as edições foi grande a participação de estudantes de escolas que atendem o público-alvo da educação especial”, completou o secretário.
Para o coordenador do projeto na PRF, inspetor Enéias Cavalcante da Silva, o Fetran apresenta diversos impactos positivos na sociedade, como a redução de acidentes.
“Os estudantes também têm a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe, criatividade e outras competências associadas à produção teatral, bem como para sua vida”, disse.
Na avaliação do inspetor, é perceptível em alguns municípios onde outras edições do festival aconteceram, que houve uma mudança significativa no comportamento dos usuários das vias, a exemplo o uso do capacete pelos motociclistas.
“O Fetran é um projeto educacional voltado para a conscientização sobre questões relacionadas ao trânsito, então, os temas a serem abordados são sugeridos com base nos assuntos elencados no Código de Trânsito Brasileiro”, ressaltou.
Etapas do Fetran 2024
O Fetran 2024 terá seis etapas, sendo cinco regionais e uma estadual. Os vencedores de cada uma das etapas regionais terão a oportunidade de competir na etapa estadual, que será realizada em Cuiabá, no Cine Teatro Cuiabá. Os vencedores ganharão troféus, medalhas e produtos eletrônicos.
Confira o cronograma:
Etapa Aricá Mirim: Campo Verde – 3 de junho a 7 de junho
Etapa Araguaia: Primavera do Leste – 17 de junho a 21 de junho
Etapa Guaporé: Campo Novo do Parecis – 12 de agosto a 16 de agosto
Etapa Várzea Grande: Várzea Grande – 26 de agosto a 30 de agosto
Etapa Teles Pires: Sorriso – 9 de setembro a 13 de setembro
Etapa Estadual: Cuiabá – 23 de setembro a 26 de setembro
Fetran
O festival foi criado pela PRF, em Mato Grosso, no ano de 2004, e já se expandiu para mais de dez estados. Além do apoio da Seduc, também conta com apoio do Departamento Estadual de Transito (Detran-MT).
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário