Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Projeto Feira na Praça completa 18 anos e recebe homenagem na ALMT

Há 18 anos, o projeto Feira Popular na Praça reúne artesãs, artistas e culinaristas em espaços públicos da capital mato-grossense para que possam apresentar e comercializar seus produtos e serviços para a população. Para homenagear os idealizadores e apoiadores da iniciativa, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou uma sessão especial para entrega de moções na tarde desta terça-feira (28).
A sessão foi requerida pelo deputado estadual e presidente da ALMT, Eduardo Botelho (União), e pelo deputado Paulo Araújo (PP) como forma de reconhecer o trabalho dos organizadores e dos apoiadores do projeto.
Em sua concepção, há 18 anos, o projeto Feira Popular na Praça foi pensado para dar às mulheres em situação de vulnerabilidade social, física, econômica e emocional, condições para que pudessem conquistar sua autonomia financeira e resgatar a autoestima. De acordo com a idealizadora e coordenadora do projeto, Jacy Proença, no começo a feira era voltada para mulheres vítimas de violência. Com o tempo, mais mulheres foram se juntando como forma de ter uma alternativa de renda e de divulgar seus trabalhos e arte.
“O projeto se transformou em uma política pública, se tornou num espaço aberto e democrático para as manifestações culturais. Porque o artesanato é folclore, é cultura, e cultura representa a identidade de um povo”, explica Jacy Proença.
Mais do que um espaço para venda, as feiras se tornaram um canal de contato entre a artesã Arlete Vanni, sua arte e seus clientes. Durante a pandemia, depois de perder o esposo, dona Arlete decidiu fazer aulas de biojoia e este ano passou a ser expositora na feira. “Para mim é muito gratificante receber essa homenagem. Além de ser uma terapia pra mim, também contribuo para o meio ambiente, utilizando produtos disponíveis na natureza e ajudando as pessoas a melhorarem a autoestima”.
Outra homenageada durante a sessão foi a doceira Deise Martins. Ela é expositora desde o início do projeto e atualmente também contribui com a organização do evento. “A feira valoriza as artesãs que não tinham como vender seu trabalho, não sabiam onde vender. Essa sessão hoje é um incentivo para continuar trabalhando e dando espaço para essas pessoas.”
O deputado Eduardo Botelho destacou que objetivo do projeto é fomentar o artesanato como fonte de integração entre as pessoas, promovendo cultura e, ao mesmo tempo, a obtenção de renda e autoestima daqueles que mais necessitam ou buscam uma forma alternativa, empreendedora de se obter o seu sustento.
“É interessante que muitos artesãos utilizam o artesanato de forma sustentável, aproveitando da reciclagem na produção de objetos, unindo a conscientização e a criatividade para diminuir o impacto ambiental e favorecer a cultura”, destacou Botelho.
Paulo Araújo ressaltou a importância do projeto Feira Popular na Praça e anunciou a destinação de uma emenda de R$ 250 mil para o projeto. “Assembleia também tem muitas ações voltadas para as mulheres e este projeto vem ao encontro das necessidades delas. Por isso a importância dessa sessão especial de homenagem e de motivação, para que elas possam continuar desenvolvendo os trabalhos”.
Atualmente as feiras do projeto acontecem uma vez por mês, na Praça Alencastro, no centro da capital. Os interessados em participar podem ir até o local ou enviar mensagem pelo WhatsApp para (65)9936-8687.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos