Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 21 de junho de 2024

3º SIMPÓSIO NACIONAL : MT reúne agentes da PM de 11 Estados em debate sobre combate a facções criminosas

3º Simpósio Nacional de Patrulhamento Tático, organizado pela PMMT, contou com a participação de 400 agentes. A Polícia Militar de Mato Grosso reuniu 400 agentes da corporação de 11 Estados, no 3º Simpósio Nacional de Patrulhamento Tático, realizado nesta sexta-feira (21.06) pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam). O evento contou como tema “Combate à Facções Criminosas” e apresentou palestras de representantes nacionais da segurança pública, especialistas no tema.
O simpósio abordou a compreensão e conscientização do papel do patrulhamento tático na manutenção da Segurança Pública no constante enfrentamento às quadrilhas e facções criminosas no Estado.
O governador Mauro Mendes esteve presente na abertura do evento, ao lado da primeira-dama Virginia Mendes, e destacou a importância e urgência de debater ações de enfrentamento e combate à facções criminosas, provocando ainda uma legislação mais severa para o fim do crime organizado no país.
“Temos a honra de sediar aqui em Mato Grosso um diálogo entre as forças de segurança, trazendo personalidades e autoridades que convivem com esse tema há muitos anos para que possamos intercambiar informações, conhecimento, experiências de como combater o crime organizado dentro do limite que a lei brasileira nos oferece. Tenho falado que a lei brasileira está permitindo, ao longo dos anos, que haja um crescimento descontrolado das facções criminosas no país. Essa mudança na legislação brasileira deveria ser prioridade número 1 no país, e é isso que estamos discutindo aqui em Cuiabá com esse evento”, ressaltou.O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel PM César Augusto Roveri, pontuou o compromisso do Governo do Estado com importantes investimentos como nunca antes feito na história de Mato Grosso para o combate à criminalidade no estado, desde aquisição de armamentos, viaturas e equipamentos mais modernos e tecnológicos para todas as forças de segurança.
“O Governo do Estado tem feito grandes investimentos na Segurança Pública e a capacitação faz parte desses investimentos, além de equipamentos, armamentos, viaturas, tecnologia, o programa Vigia Mais MT que dá grandes resultados. Ouvimos aqui dos palestrantes que não se faz enfrentamento sem orçamento e isso o Governo tem feito, dando todo respaldo às forças de segurança", disse, ao citar como exempo o aumento de 130% no número de prisões registradas em Sorriso nos primeiros cinco meses deste ano em relação ao mesmo período de 2023.
"Na fronteira, em 2023, tivemos 14 toneladas de cocaína apreendida pelo Gefron e neste ano já atingimos 8 toneladas. Isso demonstra que o Governo tem investido e obtido resultados”, acrescentou.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, enfatizou que o simpósio possibilita colocar os policiais militares, que atuam nas ruas diariamente, de adquirir novos conhecimentos e obterem novas formas de atuação no combate ao crime.
“Hoje é um dia especial para a Polícia Militar onde debatemos um assunto de extrema importância no país, com grandes nomes da Segurança Pública. Estamos aqui com policiais militares que colocam sua vida em risco para combater o crime organizado e muitas das vezes estamos desencorajados por pessoas que não deveriam estar naquele Congresso Nacional e impedem avanços e mudanças na lei. Precisamos de mudanças urgentes nas legislações penais e precisamos que os cidadão de bem se encorajam nessa luta”, reforçou. Um dos palestrantes do evento, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite, falou sobre o enfrentamento do crime organizado no Estado de São Paulo e reforçou a importância do debate para o enfrentamento às facções criminosas como um problema nacional que precisa ser enfrentado com a integração de todas as forças de segurança do país.
"O Governo de Mato Grosso e a Polícia Militar estão de parabéns pela realização do 3º Simpósio Nacional de Patrulhamento Tático. Essa oportunidade de troca de experiência e expertise do patrulhamento tático entre os dois estados é de extrema importância no combate às facções criminosas. Contem com o Governo de São Paulo para qualquer ação de enfrentamento e combate à criminalidade", afirmou.O comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, Cássio Araújo de Freitas, deu palestra no evento sobre a operação Escudo da PMESP, ocorrida nas cidades de Santos e Guarujá, e comemorou a troca de experiências para o fortalecimento do policiamento tático. "Isso fortalece e qualifica os policiais militares. O crime organizado opera em todo território nacional, transnacionalmente e as polícias precisam conversar entre si", pontuou.
O secretário de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, também foi um dos palestrantes do evento e enfatizou a importância do 3º Simpósio Nacional de Patrulhamento Tático - Combate à Facções Criminosas.
"Discussão de extrema importância porque a criminalidade infelizmente está presente no país inteiro e quando se faz essa integração entre as forças de segurança de diversos Estados, conseguimos buscar meios de como reforçar o enfrentamento ao crime organizado", comentou.
O deputado federal, coronel PM Jonildo José de Assis, esteve presente no evento e enfatizou a importância de um grande debate para a construção de estratégias para o combate à criminalidade. "É um debate que precisa ser a nível nacional, na Câmara dos Deputados, temos muitas iniciativas contra o crime organizado e precisamos de um esforço concentrado dos três poderes em ações contra o crime organizado", discursou.
O deputado estadual Elizeu Nascimento relembrou sua trajetória por 14 anos de atuação no Batalhão de Rondas Ostensivas Tática Móvel (Rotam) e comemorou a realização do evento junto ao Governo do Estado, a Secretária de Estado de Segurança Pública e a Polícia Militar.
"Buscamos juntos para que fosse realizado esse simpósio a partir de emendas parlamentares. A Rotam é responsável pela doutrina do patrulhamento tático em Mato Grosso e faz essa distribuição de ensinamentos para que possamos ter nossos policiais militares bem treinados, fico honrado por ter servido durante 14 anos a esta unidade especializada".
O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Hélio Nishiyama, também esteve na solenidade e ressaltou a parceria entre os Poderes, atuando diante da atual legislação, no combate ao crime organizado.
“O Poder Judiciário está fazendo seu papel. Estamos atuando de forma legal e constitucional e é de total importância essa troca de experiência e técnica para que tenhamos uma segurança pública mais efetiva”, salientou.
Também estiveram presentes no evento, a secretária de Assistência Social, coronel Grasi Bugalho; o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Heverton Mourett; o secretário-adjunto do Gabinete Militar, tenente-coronel PM Fernando Turbino; o subchefe de Estado-Maior Geral da PM, coronel José Nildo de Oliveira, o corregedor-geral da PMMT, coronel Fernando Augustinho Oliveira Galindo; o comandante de Policiamento Especializado da PMMT, coronel André Avelino Neto; o comandante do Gefron, tenente-coronel Manoel Bugalho; o deputado estadual Gilberto Cattani; o promotor de Justiça, João Batista, entre demais autoridades.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos