O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo recebeu a inscrição de 697 atletas, de 132 clubes e 23 Estados do Brasil mais o Distrito Federal. A competição será realizada de sexta-feira a domingo (7 a 9/6) na nova pista da Universidade Federal Fluminense (UFF), localizada no campus de Gragoatá, que recebeu o nome de Complexo de Atletismo Aída dos Santos, em homenagem a atleta de Niterói quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, no salto em altura. A competição será transmitida ao vivo pelo Canal Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O Brasileiro Sub-20 começa às 8:20 de sexta-feira (7/6) com a disputa dos 100 m do decatlo e termina no domingo, às 16 horas e 16:20, com as finais dos 3.000 m com obstáculos, feminino e masculino.
Em 2023, o IPEC Londrina FEL foi o campeão do Brasileiro Sub-20, realizado no Centro de Treinamento em Atletismo, em Cascavel, Paraná. A equipe, que trabalha com eficiência na formação de atletas, venceu no feminino (99,5 pontos), masculino (87,5 pontos) e no geral com 187 pontos.
Neste ano, o IPEC Londrina FEL terá uma delegação com 32 integrantes, dentre eles 27 atletas, com destaque para Sabrina Gabrielli Pena, líder do Ranking Brasileiro nos 800 m e segunda nos 1.500 m, Bianca Cristine Davi de Souza, líder nos 3.000 com obstáculos, e Luís Felipe Abílio Gomes Barbosa, terceiro no lançamento do martelo.
"Nos últimos anos tivemos conquistas expressivas em nível nacional, e temos trabalhado intensamente para nos mantermos entre as principais equipes do Brasil. Competir com adversários dos grandes centros é sempre um desafio, mas uma motivação a mais", disse o treinador Gilberto Miranda, que estará com uma equipe reformulada e mais jovem, mas com o foco de se manter entre as melhores do Brasileiro Sub-20.
Na classificação geral de 2023 o segundo colocado foi a Orcampi, de Campinas (SP), com 133 pontos, com o CASO, de Sobradinho (DF), em terceiro, com 123 pontos. No feminino, a CASO foi a vice-campeã (89 pontos) e a Orcampi (78 pontos) a terceira. No masculino, o segundo foi a AD Centro Olímpico, de São Paulo (66,3 pontos), seguida pela AETA - Atletismo Taubaté (64 pontos).
A Orcampi também terá um time de 27 atletas em Niterói nesta edição do Brasileiro, com destaque para Victor Elias Lino Chaves dos Santos, primeiro do Ranking dos 400 m com barreiras (52.46) e segundo nos 400 m rasos (47.00), atleta com índice para o Campeonato Mundial Sub-20 de Lima, Peru, que será realizado de 26 a 31 de agosto. O prazo para a obtenção de índices começou em 1/10/23 e termina em 4/8/24.
Entre as mulheres o destaque da equipe de Campinas é Marcella Cocenza Marinelli, dos 3.000 m rasos e dos 3.000 m com obstáculos. "O objetivo da Orcampi sempre é ficar entre as três melhores equipes", afirmou o treinador Alex Lopes.
O Praia Clube-Exército-Futel, de Minas Gerais, inscreveu 25 competidores e vem forte para a competição, com vários atletas já com índices para o Mundial de Lima, assim como o CASO-DF de Sobradinho, que inscreveu uma equipe com 20 atletas.
Por Estados, São Paulo terá 30 clubes na disputa - a Associação Desportiva Centro Olímpico inscreveu 31 atletas, a maior delegação do Brasileiro Sub-20. Santa Catarina inscreveu 14 clubes - com destaque para Jaraguá do Sul com 22 atletas. Os demais Estados com mais inscrições são Rio de Janeiro com 11 equipes, Paraná com 10 e Mato Grosso com 9.
O Brasileiro Sub-20 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário