Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 15 de junho de 2024

CST da Saúde Mental conhece experiências positivas de São José do Rio Claro

A Câmara Setorial Temática (CST) da Saúde Mental da Assembleia Legislativa de Mato Grosso recebeu realizou uma visita técnica ao município de São José do Rio Claro, para conhecer experiências inovadoras que já permitiram a duplicação dos atendimentos da rede de apoio nos últimos quatro anos. O avanço foi obtido graças a ações como a capacitação de profissionais, a introdução da classificação de risco nas unidades de saúde básica e o uso da telemedicina para consultas virtuais de psiquiatras aos pacientes.
“Fizemos questão de vir a São José do Rio Claro conhecer na prática estas experiências positivas que já haviam sido relatadas pela secretária municipal Cleide Maria Anzil durante reunião da Comissão em Cuiabá. O município é exemplo de iniciativas na área da saúde mental, ficamos impressionados e animados com estes avanços e queremos levar estas experiências a todos os municípios”, disse o criador e presidente da CST, deputado Carlos Avallone (PSDB).
O deputado e a equipe técnica da CST fizeram uma visita técnica ao Centro de Especialidades Municipal onde confirmaram o sucesso das ações que melhoraram e ampliaram o atendimento. Ele destacou a importância do trabalho do prefeito Levi Ribeiro e da secretária Cleide pela atenção numa área que é fundamental para toda a sociedade, pois vivemos uma nova pandemia, a da saúde mental, com o aumento dos casos de ansiedade, depressão e suicídios.
Em seguida aconteceu uma reunião na Câmara Municipal para tratar de atividades de mobilização e sensibilização da sociedade, dos gestores públicos, técnicos e dos parlamentos sobre a relevância do tema e a reorganização da saúde mental nos municípios da região Médio Norte – São José do Rio Claro, Diamantino, Rosário Oeste, Nobres, Alto Paraguai e Nortelândia.
Durante a reunião a secretária Cleide falou sobre a reorganização da RAPS - Rede de Atenção Psicossocial -, com classificação de risco, com mais leitos de estabilização e com tratamento adequado pois são pacientes que precisam de atenção permanente no próprio município. “A atenção básica precisa de financiamento mínimo para que os municípios possam cuidar adequadamente da saúde mental”, disse a secretária.
Em sua palestra, o deputado Avallone lembrou que a CST já conseguiu avanços significativos. Conseguimos incluir na Lei Orçamentária Anual e no Plano Plurianual (24-27) recursos de R$ 20 milhões para estruturar Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e residências terapêuticas em 15 municípios mato-grossenses.
O valor foi proposto pelos integrantes da CST, que vem realizando um diagnóstico concreto sobre os problemas da saúde mental no estado, com o apoio das prefeituras, das universidades, do Conselho Estadual de Saúde, de médicos especialistas e de membros do Ministério Público e Tribunal de Justiça.
O prefeito Levi Ribeiro destacou que as iniciativas pela melhoria do atendimento em saúde mental são um trabalho importante que felizmente virou referência para municípios vizinhos e o estado e a prefeitura continuará investindo pois é um problema que afeta a todas as famílias.
A presidente da Câmara de São José do Rio Claro, Inez Caetano Lopes, destacou a validade destas ações e das discussões envolvendo o Executivo e o Legislativo municipais, para definir novas estratégias conjuntas de melhoria da rede de saúde mental.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos