Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 29 de junho de 2024

Irã terá segundo turno entre reformista e ultraconservador

Eleição presidencial iraniana será decidida entre linha-dura Saeed Jalili e moderado Masoud Pezeshkian. Votação elege o sucessor do presidente Ebrahim Raisi, morto em queda de helicóptero mês passado. O candidato reformista Masoud Pezeshkian e o ultraconservador Saeed Jalili disputarão o segundo turno da eleição presidencial do Irã, anunciou o Ministério do Interior neste sábado (29/06), um dia após o primeiro turno da votação, marcado pela menor taxa de comparecimento desde a revolução islâmica de 1979.
"Nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta" no primeiro turno, portanto haverá um segundo turno em 5 de julho, disse a repórteres Mohsen Eslami, porta-voz do escritório eleitoral do órgão.
Das 24,54 milhões de cédulas contadas, o congressista e ex-ministro da Saúde Pezeshkian obteve 10,41 milhões de votos (42%), e Jalili, que esteve envolvido em negociações internacionais sobre o programa nuclear do Irã, 9,47 milhões (38%).
Das 14 eleições presidenciais realizadas desde a revolução islâmica de 1979, apenas uma foi decidida em um segundo turno, em 2005.
Ambos os candidatos ficaram claramente à frente do presidente conservador do Parlamento, Mohamad Bagher Ghalibaf, com 3,38 milhões de votos, e do quarto candidato, Mostafa Purmohammadi, o único religioso na disputa, com 206.397 votos.
Cerca de 61 milhões de eleitores foram convocados às urnas nesta sexta-feira, mas apenas 24,54 milhões, ou 40%, votaram. Alguns oponentes, principalmente da diáspora iraniana, pediram um boicote às eleições.
Convocadas após a morte do presidente Ebrahim Raissi em queda de helicóptero em maio, as eleições presidenciais iranianas ocorrem sob os holofotes internacionais porque o Irã, um peso pesado no Oriente Médio, está no centro de várias crises, desde o conflito em Gaza até a questão de seu programa nuclear.
md (AFP, Reuters, DPA)Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos