Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Projeto de escola em aldeia indígena ganha 1° lugar em concurso do CAU/MT








Soluções ATHIS buscam atender às demandas de comunidades mato-grossenses, fomentando o acesso a direitos constitucionais.
“Como a arquitetura e urbanismo podem dialogar com os problemas enfrentados na aldeia? Como romper o ciclo de reprodução da escola urbana que se implanta inevitavelmente nas aldeias indígenas?” Os questionamentos fazem parte do projeto Escola A’uwê Uptabi Xavante na Aldeia Etenhiritipá, 1° colocado na categoria edificado coletivo do Edital de Chamamento Público CAU/MT nº 02/2023. Ao todo, cinco projetos foram premiados no concurso voltado à assistência técnica de habitação de interesse social (ATHIS), de 2023.
As propostas apresentaram soluções inovadoras e apropriadas à realidade de comunidades mato-grossenses, como é o caso da nova escola para as crianças Xavantes da Etenhiritipá. A aldeia, localizada na região da Serra do Roncador e do Rio das Mortes, é uma das 15 existentes na Terra Indígena Pimentel Barbosa e precisava de um novo espaço para abrigar as atividades de brincar, aprender e ensinar, respeitando a história e cultura do povo.
A modalidade, “do edificado coletivo”, abrange melhorias de espaços comunitários na cidade e no campo (desde que vinculados às associações de moradores e/ou grupos comunitários). A arquiteta e urbanista e uma das autoras do projeto, Elizabeth Othon de Souza, conta que o trabalho tem origem em um projeto de extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), construído juntamente com a Associação Xavante Etenhiritipá - AXE, a partir de oficinas realizadas na aldeia entre os anos de 2018 e 2019.
No projeto premiado, foram utilizadas a ventilação cruzada; proteção solar; tijolo de barro com baixa condutividade térmica; e iluminação natural, com aberturas mais altas. Para otimizar a área construída e mitigar os custos, as funções semelhantes foram agrupadas no mesmo espaço. Atendendo à demanda da comunidade, foi feito espaço para almoxarife e equipamentos audiovisuais, atividade cultural forte na aldeia.
Elizabeth acrescenta que os estudos do projeto de extensão "Espaços de Brincar, Aprender e Ensinar: Uma Escola Xavante" buscam soluções técnicas mais adequadas para o contexto socioambiental e modo de vida Xavante. “O intuito era respeitar as pré-existências, o cotidiano da comunidade escolar e as possibilidades de execução da obra a partir do poder público local e manutenção posterior, partiu da necessidade e importância de se pensar equipamentos coletivos adequados, a partir de seus desejos enquanto povos originários”, finaliza.
Concurso ATHIS
O concurso tem como objetivo fomentar a implementação da ATHIS como instrumento legal de acesso a direitos constitucionais, a partir do desenvolvimento de ações que possam fortalecer a atuação do Conselho na esfera social, bem como na propagação da relevância da Arquitetura e Urbanismo com alcance para a parte da sociedade Mato-grossense que não tem acesso à assessoria e assistência técnica que possam complementar o fomento às políticas públicas.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos