Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 28 de junho de 2024

REUNIÃO DA CST DO ESPORTE: “A maior motivação da CST do Esporte é construir avanços permanentes para o setor desportivo”, destaca Beto Dois a Um

Na tarde desta quinta-feira (27.06), representantes do Conselho Estadual de Desporto, federações, esportistas, atletas e paratletas, educadores físicos, secretários e gestores municipais do esporte e terceiro setor lotaram o auditório da Arena Pantanal na primeira reunião pública da Câmara Setorial Temática (CST) do Esporte. Mais de 80 pessoas de todas as regiões do estado participaram presencialmente.
Iniciativa do deputado Beto Dois a Um (União), a CST tem o objetivo de diagnosticar, avaliar e discutir políticas públicas para o fortalecimento do esporte em Mato Grosso. O primeiro encontro foi marcado por propostas e demandas sugeridas pelos presentes. No encontro, foram levantadas questões como a falta de manutenção dos espaços esportivos, problemas de estrutura para prática de esportes, número insuficiente de bolsas e pedidos por mais incentivo para formação de atletas.
“Inédita em Mato Grosso, a maior motivação dessa CST do Esporte é construir avanços permanentes para o setor esportivo. A partir de agora o esporte mato-grossense ganha um novo e promissor capítulo na história. Respeito aos atletas e profissionais se dá com investimentos, responsabilidade e gestores competentes, e isso o Governo de Mato Grosso, via Secel-MT, tem realizado com maestria. Mas ainda temos muito trabalho pela frente, e o momento de avançar é agora. Temos um governador que acredita no poder transformador do esporte, um time de gestores engajados e uma secretaria de estado comprometida. Vamos construir juntos políticas públicas poderosas e abrangentes, porque grandes talentos nós temos aos montes”, destacou o deputado Beto Dois a Um na abertura dos trabalhos.
Para Alex Lili, representante do Segmento das Pessoas com Deficiência do Conselho do Desporto de Mato Grosso (Consed), a criação da Câmara Setorial Temática do Esporte é uma importante oportunidade para elaborar políticas públicas mais inclusivas, levando em consideração que Mato Grosso é um dos mais potentes do mundo no paradesporto.
“Essa CST do Esporte é uma grande oportunidade para trabalhar com dados, diagnósticos e realizar um processo de transformação para todas as pessoas que estão desenvolvendo a prática esportiva para as pessoas com deficiência, sem nenhuma distinção. É um direito de todos a prática do desporto, seja de lazer, educação, participação e rendimento, e nesse sentido a gente entende que nesse momento as pessoas com deficiências possam ter a oportunidade de vivenciar a atividade física com dignidade”, explica.
Presente na reunião, o chefe da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), David Moura, destacou alguns avanços no esporte em Mato Grosso e os desafios para seguir avançando, usando o Projeto Olimpus como exemplo.
“Avançamos muito nos últimos anos, mas ainda temos muito trabalho a ser realizado, e é claro que não dá para mudar tudo do dia para a noite. Existe um processo burocrático para mudanças e isso pode levar tempo. O projeto Olimpus, a propósito, foi criado e desenvolvido priorizando as modalidades olímpicas, mas eu mesmo já percebi, junto com o nosso time, que alguns ajustes precisam ser feitos”, assegurou.
O presidente do Conselho Regional de Educação Física do estado, Edson Manfrin, lembrou que a Lei Estadual nº 11.551 institui o Plano Decenal do Esporte.

“Isso é um compromisso da própria Assembleia, com a participação de todos os segmentos que fazem parte dos sistemas esportivos em Mato Grosso, federações, secretarias, associações. Nós temos que ter esse olhar para pessoas com deficiência, idosos, crianças. O esporte de rendimento é importante, mas eu acho que também a formação lá na base também tem de chegar a todos os municípios”, disse.
O deputado Beto Dois a Um adiantou que será realizada uma nova reunião para ouvir demandas do setor e, posteriormente, serão criados diferentes grupos de trabalhos para buscar soluções para as principais demandas. “Temos aí 180 dias de trabalho, esta foi a primeira reunião”, concluiu.
A Câmara Setorial Temática do Esporte também está recebendo sugestões por meio de um formulário. Acesse aqui.
Próxima reunião
O próximo encontro da CST do Esporte está programado para o mês de julho, também no auditório da Arena Pantanal, mas ainda sem data definida. Os encontros são sempre abertos, qualquer cidadão ou cidadã pode participar.
A CST da Cultura segue por 180 dias (prorrogáveis por igual período) e está organizada em reuniões mensais. Todas as reuniões serão transmitidas ao vivo pela TV ALMT pelos canais: 30.1 e 30.2 (Aberto HD Digital), 3.2 (Rede Legislativa) e 10 (NET TV), canal do Youtube e demais redes sociais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos