Em reunião no Palácio Paiaguás na manhã desta segunda-feira (15), a Associação dos Comerciantes do Shopping Popular de Cuiabá anunciou que montará uma estrutura provisória para os comerciantes no Complexo Dom Aquino, que fica ao lado da estrutura que foi destruída por um incêndio na madrugada desta segunda-feira (15). O Governo do Estado também assegurou linhas de créditos para auxiliar os comerciantes a adquirirem novos produtos para retomarem suas atividades. O encontro foi comandado pelo governador em exercício Otaviano Pivetta (Republicanos) e contou com a participação de deputados estaduais e federais, além de secretários de Estado. Pelos comerciantes, esteve o presidente da associação, Misael Galvão.
"O que definimos aqui é que vamos durante o dia de hoje estudar, fazer balnaço dos danos, junto com a Associação dos Comerciantes e fazer plano de apoio aos que tiveram prejuízo. A MT Desenvolve, através de uma linha de crédito, vai aportar recursos para o capital de giro e os juros serão zero ou próximo disso", falou o governador em exercício.
Segundo Pivetta, apesar de estar em férias que se encerra nesta terça-feira (16), o governador Mauro Mendes tem acompanhado essa situação e garantiu apoio do Estado para auxiliar os comerciantes. "Pro mauro é emblemático esse empreendimento, pois foi na época dele como prefeito que foi construído esse Shopping Popular", recordou.
Em relação a reconstrução da estrutura, Pivetta relatou que a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) se dispôs a fazer o projeto de engenharia e arquitetura para erguer o novo prédio. O governador em exercício citou que todas as ações serão feitas em conjunto entre prefeitura, governo e comerciantes para garantir celeridade e organização.
"Há boa vontade de todos os lados, mas o importante é fazer organizadamente para não ficar ninguém para trás e também para não servir duas vezes", falou.
Pelo Governo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, será o responsável pela articulação com o município. Ele, inclusive, participará da reunião na prefeitura, às 13h30, para discutir os planos de ação.
COMPLEXO DO GINÁSIO DOM AQUINO
O presidente da Associação dos Comerciantes, Misael Galvão, explicou que foi uma decisão dos comerciantes em montar uma estrutura provisória no Complexo Dom Aquino. Segundo ele, o local é próximo de onde os camelôs trabalham há décadas e é mantido pela própria associação;
"Vamos recomeçar ali, naquele espaço, nem se for com nossos tripés. usar o complexo dom aquino que tem uma estrutura que o shopping popular mesmo cuida e mantém", disse Misael.
O ex-vereador, que preside a associação há mais de uma década, falou que ainda não foi estimado o prejuízo nem o quanto será necessário para erguer uma nova estrutura. "Não temos nenhum planejamento, é uma tragédia incalculável na nossa vida. Agora que estamos conversando com poder público, reunião ampla que o governador Pivetta fez com deputados, secretários e procuradoria, e agora vamos encontrar um caminho. Uma coisa é certa: o Shopping Popular vai se reerguer", garantiu.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), também detalhou como será feito esse apoio. Inclusive, disse que os parlamentares tentarão articular um incentivo maior que o previsto pelo Executivo para que os comerciantes possam repor seus estoques e reiniciar as atividades.
"Criou-se dois caminhos a ser feito. Um é a reinstalação deles para trabalharem imediatamente. Agora vamos discutir o que poderemos ajudar e a linha de crédito para eles repor os produtos. Essa linha de credito está sendo estudada. A princípio já têm 70 mil disponíveis, queremos aumentar isso e está sendo estudado", falou o presidente da AL, que garantiu que, caso necessário, convocará sessões extraordinárias durante o recesso para votar matérias de interesse dos comerciantes do local.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário