Na Tribuna Livre desta terça (09.07), proposta pela vereadora Maysa Leão (Republicanos), a Câmara convidou a presidente da Associação Cuiabá Mais Verde, a Drª Sílvia Mara Silva de Arruda Martins, para abordar a execução do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) do município. De acordo com Maysa, existe desperdício de dinheiro público com o projeto na cidade. “Foram investidos R$600 mil na elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana. Esse dinheiro não pode escorrer pelo ralo, além de ser uma demanda urgente para a sociedade”, destacou a parlamentar.
Durante a Tribuna, Drª Silvia Mara, alertou que o PDAU foi elaborado através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre a prefeitura de Cuiabá e o Ministério Público, e que o mesmo não foi implementado.
“Ele foi apresentado para a sociedade e para os Órgãos em 2023, porém não foi executado até agora. E isso é muito sério porque a gente está vivendo uma crise climática sem precedentes e Cuiabá se tornará inabitável se a gente não tomar medidas drásticas com relação à arborização urbana”, contou a presidente da Associação Cuiabá Mais Verde.
De acordo com a vereadora Maysa Leão, apesar da cidade de Cuiabá ser conhecida pelo codinome de ‘cidade verde’, a realidade que encontramos nas ruas não é esta.
“Hoje não podemos dizer que Cuiabá é uma cidade verde, falamos isso com muita tristeza, porque criou-se o hábito de olhar árvores como um empecilho. Vemos claramente a facilidade com que a própria gestão tem de solicitar o arrancar de árvores, sem pensar em iniciativas criativas e urbanísticas”, declarou a vereadora Maysa.
Por fim, Maysa conclamou que o Plano de Arborização seja enviado para a Câmara de Vereadores, para que os parlamentares possam apreciar e aprovar a medida.
“Não teremos como frequentar praças e andar pelas ruas se não tiver condição climática mínima. Nós temos vivido cada vez mais temperaturas extremas”, relatou a vereadora, na defesa que o Plano de Arborização seja cumprido.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário