Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Cordemato aproximou Poder Público e Terceiro Setor para realização da 56ª Expoagro

"A 56ª Expoagro não só reafirmou a importância do agronegócio para a economia de Mato Grosso, mas também demonstrou como a integração de novas tecnologias e práticas sustentáveis pode impulsionar ainda mais o setor. Neste cenário, a Cordemato desempenhou um papel fundamental ao estimular e consolidar a relação de parceria entre o poder público e o terceiro setor, ou seja, foi o elo entre o Governo e o Sindicato Rural tornado possível a realização do evento," destacou Johnny Everson, presidente da Cordemato.
Ainda segundo Johnny Everson, “a Cordemato realizou o edital que garantiu a participação da classe artística regional durante a feira; e, promoveu uma plataforma dinâmica para discutirmos não apenas inovações e práticas sustentáveis, mas também os desafios e oportunidades do setor agropecuário em um dos maiores eventos do Centro-Oeste brasileiro," enfatizou.
Entre os ilustres convidados estiveram Celso Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, e Vicente Falcão, diretor financeiro da mesma entidade. Eles trouxeram à tona discussões pertinentes sobre o futuro do agronegócio. Vicente Falcão comentou: “Para nós foi uma grata surpresa estar participando desse processo dentro da Expoagro... Sobre a história da Expoagro, o que existia antes era rodeio – e nem chamávamos assim – era montar em cavalo e boi bravo, ou tourada no Campo de Urique, e a exposição de Poconé era a ‘Semana do Cavalo Pantaneiro’ em 1972 e a ‘Semana do Fazendeiro’. O nome Expoagro só tem parecido em Cáceres e Barra do Bugres. Não fazia esse tipo de evento na capital do Estado, a primeira exposição foi em Várzea Grande, em Cuiabá só com a construção do Parque de Exposições. Sobre esse novo momento da Expoagro pós-pandemia, ele afirmou: ‘Tentamos uma modelagem diferente de feira, focando apenas na área técnica, mas não funcionou. Tem a parte hípica que não pode ser ignorada, por exemplo, são mais de 1 mil cavalos aqui no entorno.’"
Outro convidado de destaque foi o cadete da Polícia Militar de Mato Grosso, Bruno Somalia, que abordou as estratégias de segurança implementadas durante a Expoagro, além das ações sociais da PM, como o PROERD, programa de combate às drogas nas escolas.
David Moura, secretário de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso, também participou, enriquecendo o debate com sua visão sobre a integração da cultura e esportes com o desenvolvimento sustentável. Grasielle Bugalho, secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania do Estado, falou sobre o trabalho social e inclusivo liderado pela primeira-dama Virginia Mendes.
O Fórum das Cadeias Produtivas, realizado dentro da Expoagro, foi um dos destaques do evento. Especialistas discutiram os principais desafios e oportunidades do mercado agropecuário, proporcionando insights valiosos para produtores e empresários. César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, e Mayran Beckmano, presidente do Desenvolve-MT, trouxeram suas perspectivas sobre desenvolvimento econômico e inovação. Beckmano falou sobre o crédito rural ofertado pelo governo estadual: "Temos taxas diferenciadas, com características rurais seguindo o manual do crédito rural do Banco Central, dando oportunidade para todos que estão nas suas pequenas e médias propriedades rurais. Para obter é necessário cadastro e apresentar o CAR que é o registro de produtor rural."
Maria Leticia, secretária adjunta de Turismo, e Anderson Lombardi, secretário adjunto de Agronegócios e Investimentos do Estado, também participaram, discutindo estratégias para alavancar o turismo e os investimentos no setor agropecuário. Lombardi afirmou: "Cuiabá, capital do estado do agro brasileiro, não podia receber menos atenção. Temos grandes feiras internacionais de agro e nós em Mato Grosso – que se fôssemos um país, seríamos o terceiro em produção agrícola – não temos uma feira para chamar de internacional do agronegócio. A ideia é tentar transformar a Expoagro em uma feira internacional do agronegócio. Já trouxemos pessoas de fora para realizar negócios e crescer".
Fabrício Carvalho, pró-reitor da UFMT e maestro da Orquestra Sinfônica da instituição, também destacou a importância da parceria: “Com esse novo formato em parceria com a Cordemato, com o terceiro setor, a Expoagro tem tudo para dar certo. Investimento em educação é o principal fator de mudança desse país. Temos agora o plano Safra com R$ 400 bilhões, importantes para a manutenção dos negócios do agro e quando a Cordemato provoca o encontro do Sindicato Rural com a Universidade Federal e a gente começa a ver como ir para dentro do Parque de Exposições para levar o conhecimento organizado da universidade e dar respostas à sociedade”.
A realização da 56ª Expoagro mostrou-se uma iniciativa valiosa, não só por promover debates enriquecedores, mas também por fortalecer a conexão entre diferentes setores e fomentar a troca de conhecimentos. "Importante lembrarmos do apoio da Assembleia Legislativa na pessoa do seu presidente o deputado estadual Eduardo Botelho e da secretaria de estado de Desenvolvimento Econômico, na pessoa do secretário Cezar Miranda. Quanto ao podcast, serviu como uma plataforma de convergência, onde lideranças, especialistas e a comunidade puderam dialogar e construir juntos um futuro mais sustentável e inovador para o nosso estado", concluiu Johnny Everson.
Importante lembrar que todos os www.youtube.com/c/estadodoamanhaelos canais oficiais: facebook.cwww.youtube.com/c/estadodoamanha/estadodoamanha, www.youtube.com/c/estadodoamanha
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos