A escolha da Tenente-coronel da Polícia Militar, Vânia Rosa (Novo), como vice-prefeita na chapa do deputado federal Abílio Brunini (PL), atende a uma exigência estratégica do ex-presidente Jair Bolsonaro. A indicação visa fortalecer a pauta de segurança pública como uma bandeira para as eleições de 2026. A movimentação é parte de um esforço do PL nacional para lançar candidaturas ligadas ao militarismo nas capitais do país. Conforme reportagem da Folha de S.Paulo, entre os 14 candidatos a prefeito do PL, quatro são militares, enquanto outros sete vices têm ligações com as forças de segurança. Em muitos casos, a interferência direta de Bolsonaro foi determinante nas escolhas.
Abílio Brunini, que busca se associar à imagem do ex-presidente para conquistar os votos obtidos por Bolsonaro em 2022, já vinha considerando Vânia Rosa como uma possível candidata. Inicialmente, o partido Novo lançou Vânia como vice na chapa do empresário Reginaldo Teixeira (Novo). No entanto, após negociações, o partido decidiu recuar e apoiar a indicação de Vânia como vice de Abílio.
Em 2022, Vânia disputou uma vaga na Assembleia Legislativa, recebendo 1.322 votos. Além de sua trajetória eleitoral, ela possui uma atuação destacada na Polícia Militar, participando da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (ASSOF-MT). Atualmente, ela atua no 1º Comando Regional da PM de Cuiabá e coordena a Patrulha Maria da Penha.
Essa estratégia de Bolsonaro de lançar militares em candidaturas eleitorais não é novidade em Mato Grosso. Em 2020, ele apoiou a candidatura da Coronel Fernanda ao Senado, que, apesar de derrotada na eleição suplementar por Carlos Fávaro (PSD), conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2022.
A convenção municipal do PL em Cuiabá está marcada para esta segunda-feira (5). A previsão é que o ex-presidente Jair Bolsonaro participe do evento por meio de uma chamada de vídeo, reforçando seu apoio à chapa Abílio-Vânia.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário