“O meu projeto é cuidar dos nossos idosos e trazer uma qualidade de vida para eles, principalmente o lazer”. Nascido na cidade de Dom Aquino, Marcio Costa, 58 anos, veio para Cuiabá em 1977 e desde então não saiu mais do território cuiabano. É formado em Gestão Pública, com pós-graduação latu sensu em MBA - Gestão ambiental pela Faculdade FACIPAN, 2022. Em sua jornada, já foi Presidente do Rotaract Club Cuiabá Paiaguás e membro da Comissão Interclubes de Rotary. Onde realizou o desenvolvimento de diversos projetos: "SALVE O PEIXE, SALVE O RIO CUIABÁ", "Salve esse Rio que Agoniza" e Abraço ao Rio Cuiaba. Plantio de árvores nos Bairros Porto, Coophema e Nova Conquista. Além disso, realizou com a comunidade do Coophema, seis edições da GINCANA ALTERNATIVA, cujo objetivo era arrecadar alimentos e roupas, para os necessitados e instituições cadastradas. Mas, a principal reivindicação era a RECONSTRUÇÃO DA PONTE HISTÓRICA DO COXIPÓ, devastada pela grande enchente de Cuiabá. Essa solicitação foi resolvida na Gestão do Governador Blairo Maggi, através de diversos ofícios e reuniões lideradas por MARCIO COSTA, na Casa Civil e Secretária de Estado de Cultura.
Com vasta experiência em bastidores de campanha e assessoria parlamentar, destacou-se como chefe de gabinete do Dante de Oliveira e presidente de diversas associações comunitárias, incluindo o Jardim das Palmeiras e a defesa do rio Coxipó. Buscando representar uma classe “esquecida”, o candidato afirma que traz consigo a criação de políticas públicas direcionadas aos idosos da capital. Com o intuito de inclui-lós na sociedade e dar o direito de aproveitar a vida com qualidade. Nestas eleições vem representando o Partido Podemos (PODE).
Possuindo uma bagagem política, o que te motivou a colocar o seu nome à disposição nessas eleições?
Marcio Costa – Notamos o quanto esta carente de líderes políticos e temos diversos nomes que representam a sociedade e por algum motivo voltaram ao poder e acredito que esse cenário precisa ser renovado. Temos vereadores que possuem mais de 20 anos de mandato e defendo uma renovação, acreditando que dois mandatos são suficientes para ajudar a população cuiabana. Estou tendo um apoio muito grande de diversas famílias e venho aprendendo muita coisa.
Sabe-se que o cenário político de Cuiabá, esta precária e nesses últimos anos ficou cada vez pior. De que forma analisa a gestão prefeito Emanuel Pinheiro, diante dos fatos de todas as investigações policiais?
Marcio Costa – Se você notar hoje o gargalho da gestão do Emanuel Pinheiro é a saúde, que deixou a desejar. Tanto que a maioria das investigações é voltada para a saúde. Acredito que ele tenha acertado em muitos pontos, mas errou em outros. Nessa gestão política faltou a melhoria do atendimento nas unidades de saúde.
Sabemos da importância da bandeira durante a jornada política, com tudo, qual projeto pretende trabalhar em prol da sociedade?
Marcio Costa – Há muitos anos venho visitando os bairros da cidade e uma família me sugeriu a criação da creche do idoso, busquei informações e estou trazendo para o meu plano de governo. Inclusive registrei esse projeto no cartório. Atualmente, Cuiabá possui quase 80 mil idosos e não tem políticas públicas direcionadas ao idoso. A creche será voltada para o idoso ter o momento de lazer e interação com os demais, buscando trazer uma tranquilidade para a família. Além disso, quero continuar o meu trabalho de sustentabilidade ambiental, para podermos plantar mais árvores, recuperação dos rios Cuiabá e Coxipó, incluindo limpeza e evitando que joguem o esgoto nesses locais. Buscando abranger toda a sociedade, quero realizar a criação da secretária municipal da juventude, com o intuito de criar políticas públicas direcionadas para eles. Hoje em dia, Cuiabá vem enfrentando muitos problemas com jovens no mundo das drogas e isso acontece, porque faltam políticas públicas.
Sabe-se da importância da janela partidária e o quanto isso pode agregar para o candidato. Qual foi o motivo que te fez escolher o Partido Podemos?
Marcio Costa – Antes de escolher, estudei muito e quando vi que a presidente é uma mulher, mudou a minha visão sobre e vejo o quanto as mulheres têm espaço dentro do partido. Vi o quanto isso é bacana e comecei a ver para que lado ele se qualifica e isso me motivou muito a escolher, acreditando que podemos trazer políticas públicas de mudanças. Respeito muito os demais partidos, cada um com a sua ideologia, mas irei continuar defendendo a pátria e a família.
Atualmente vivemos em uma era tecnológica, onde as redes sociais se tornaram o grande meio de divulgação. De que forma irá trabalhar nestas eleições?
Marcio Costa – A campanha digital é muito importante, temos inclusive diversos candidatos que usam a internet ao seu favor. Hoje em dia, o candidato que não usa o meio digital, está fora do contexto. Nesta campanha, tenho uma equipe que trabalha no meio digital, mas o corpo a corpo é essencial. Você precisa bater de porta em porta, olhar no olho do eleitor. Irei continuar fazendo dessa forma até o final da campanha.
Neste ano muitos jovens estão buscando participar cada vez mais da política, inclusive alguns colocaram o seu nome a disposição como candidato a vereador. Diante disso, o senhor se sente intimidado por estarem na política e virem com uma força maior?
Marcio Costa – Jamais, pelo contrário. Sempre lutei por isso e hoje vejo que os jovens estão buscando novos espaços e se torna importante. Acredito que deveriam se envolver há muito tempo em diversas áreas, mas vejo que ainda falta lideres que incentivam a participação deles.
Para abordar o tema de melhorias, qual é a mudança mais urgente e significativa que Cuiabá precisa implementar?
Marcio Costa – Cuiabá é uma cidade tricentenária e precisa ser repensada em diversas áreas. Uma delas é sobre o Centro Histórico, trazer uma melhoria para ele funcionar e minha ideia é transformá-lo, com bares funcionando, buscando tirar os moradores de rua daquela região. A cidade precisa de novas políticas para plantio de árvores, no meu projeto é manter a plantação de ipês coloridos e com certeza deixaria a cidade muito linda. Antigamente, tínhamos o título de “Cidade Verde” e estamos perdendo o título, para Campo Grande. E na minha visão precisamos repensar e analisar sobre os projetos que vem sendo trabalhados.
Centro Oeste Popular/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário