Blogueiro profetizou que aliança política de Janaina Riva com candidatos a prefeito do interior representaria a ressurreição daquilo que chamou de ‘esquema Riva’ na política de Mato Grosso em alusão ao seu pai, o ex-deputado José Riva. A presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada Janaina Riva (MDB), moveu uma ação de indenização contra o jornalista Eduardo Gomes, editor de blog homônimo, por conta de uma publicação que atribui supostos crimes a parlamentar e ainda a acusa de planejar a volta daquilo que chama de “esquema Riva” para a política de Mato Grosso.
Na publicação, o jornalista relata a suposta continuidade e influência do ex-deputado estadual José Riva, que admitiu ter desviado R$ 175 milhões dos cofres públicos durante seu mandato, junto à deputada. A publicação critica o envolvimento de sua filha, a deputada estadual Janaína Riva (MDB), na articulação de uma chapa jovem para as próximas eleições municipais em Rondonópolis.
Segundo a ação protocolada no último dia 5 de setembro e assinada pelo advogado Rodrigo Cyrineu, a matéria acusa Janaína Riva de estar alinhada com Thiago Silva (MDB) e Marchiane Fritzen (União), sugerindo que essa aliança representa a ressurreição do “esquema Riva” na política local.
“Além de insinuar que a deputada está envolvida em práticas corruptas, a reportagem alega que ela estaria sendo manipulada por seu pai para retomar o controle político e continuar
atividades ilícitas. Tais insinuações de falta de autonomia e integridade prejudicam a imagem pública da deputada, justificando um pedido de danos morais“, justificou o advogado, na ação.
“Em vez de apresentar provas concretas, a matéria lança mão de uma acusação leviana e infundada, que pode causar danos significativos à reputação de Janaína Riva. A reportagem apela para a necessidade de vigilância e questionamento das motivações por trás dessas alianças políticas, insinuando novamente a participação da AUTORA [Janaina] em um suposto esquema de corrupção. Essas acusações não estão baseadas em evidências factuais, como se esperaria de uma reportagem jornalística responsável, mas sim em especulações que comprometem injustamente a imagem pública da deputada“, completou o advogado.
A deputada pede que o jornalista seja condenado a lhe pagar o valor de R$ 40 mil por danos morais.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário