Os outros títulos foram conquistados por Jorge Jesus, campeão em 2019, e Abel Ferreira, que levantou o troféu continental em 2020 e 2021. Com a vitória por 3 a 1 do Botafogo sobre o Atlético neste sábado (30/11), na disputa pela final da Copa Libertadores 2024, o técnico Artur Jorge ampliou o domínio português no histórico recente da competição. Ele se torna o terceiro técnico do país a conquistar a Libertadores. Ao todo, os treinadores de Portugal já acumulam quatro títulos. O Botafogo bateu o Galo no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina,
Os outros títulos foram conquistados por Jorge Jesus, atualmente no Al-Hilal, campeão em 2019 pelo Flamengo, e Abel Ferreira, do Palmeiras, que levantou o troféu continental em 2020 e 2021.
Até 2019, nenhum português havia vencido a Libertadores. O primeiro foi Jorge Jesus, campeão pelo Flamengo, em cima do River Plate-ARG, na primeira final única da Copa, em Lima, no Peru.
Em 2020 e 2021, Abel Ferreira comandou o Palmeiras nos títulos da Libertadores. As decisões foram contra Santos e Flamengo, respectivamente, no Rio de Janeiro e em Montevidéu, no Uruguai.
Contratado em abril, Artur Jorge é um dos responsáveis por levar o Botafogo à primeira final de Libertadores na história do clube carioca. Em 51 partidas pelo Glorioso, soma 28 vitórias, 15 empates e oito derrotas.
O europeu não participou de toda a campanha do Botafogo na Libertadores, mas viu a equipe se classificar em meio à solidificação do seu trabalho.
Ele só estreou na segunda rodada da fase de grupos, na derrota por 1 a 0 para a LDU em Quito, no Equador - antes, com Fábio Matias, o Alvinegro passou pela Pré-Libertadores por Aurora e Red Bull Bragantino, e estreou com derrota dura no Nilton Santos por 3 a 1 para o Junior Barranquilla.Além da Libertadores, o treinador também está prestes a conquistar o Campeonato Brasileiro. O Glorioso é o líder da competição com 73 pontos, três a mais que o Palmeiras.
Rodrigo Oliveira/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário