O Núcleo de Saúde Mental de Primavera do Leste, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, comemorou nesta sexta-feira (13) uma década de serviços prestados à comunidade oferecendo um café da manhã para a equipe, usuários e profissionais que já trabalharam no local. O clima de confraternização contou ainda com a entrega de certificados aos servidores pela excelência dos serviços prestados, além de um mural de fotos que marcaram a história do Núcleo na década. A unidade promove atualmente cuidado e acolhimento nas áreas de psiquiatria e psicologia para cerca de 1.100 famílias.
Entre os serviços prestados estão o acolhimento, avaliação psicossocial, consultas médicas, psicoterapia individual e grupal, oficinas de artesanato, música, grupos de pais e ações em rede. A enfermeira e coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, Karinne Gollin, enfatiza que a instituição é referência no atendimento do público infantojuvenil em casos moderados e graves e aos adultos em casos moderados.
“Os números de atendimentos foram aumentando, muitas pessoas foram beneficiadas nesse processo. Já tivemos grandes desafios de fila e hoje em dia está bem melhor. Então valeu a pena a Prefeitura ter bancado esse serviço, porque é um serviço que não tem financiamento de outras instâncias e a Prefeitura conseguiu manter. Tomara que continue por mais 10 anos”, comemorou o assistente social Ederson Arfeli, que está vinculado à unidade desde a inauguração.
O usuário dos serviços, Evandro Valverde, teceu diversos elogios à instituição. “O ambiente é muito bom, os profissionais são bem educados e qualificados, me acolheram bem desde a primeira vez, o atendimento é humanizado e o ambiente é familiar”, ressaltou.
Ele ainda comentou sobre a evolução positiva do quadro de saúde em consequência dos atendimentos recebidos. “Desde que comecei o tratamento com a psiquiatra, a Dra Francine, e a psicóloga Gabriela, tenho sentido melhoras e evolução no meu quadro e tenho me sentido muito bem. Acho de muita valia comemorar os 10 anos porque é um lugar que acrescenta muito na vida das pessoas”, finalizou.
Unidade promove cuidado e acolhimento nas áreas de psiquiatria e psicologia para cerca de 1.100 famílias.
O Núcleo de Saúde Mental
A unidade integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município. O Núcleo foi inaugurado no dia 18 de dezembro de 2014 com a finalidade de atender adolescentes em conflito com a Lei, em uso de álcool e substâncias psicoativas e também a demanda adulto com transtorno mental moderado.
A primeira sede estava situada na Av. São João. Com um espaço amplo e acolhedor, a instituição se localiza atualmente na Av. Campo Grande, 812. O serviço funciona em horário estendido, das 6h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Atualmente a equipe é composta por quatro psicólogos, três médicos, duas enfermeiras, uma técnica de enfermagem, uma assistente social, dois agentes administrativos e uma estagiária de psicologia.
Para ser atendido pelo Núcleo é preciso antes passar por consulta em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) local, os chamados postinhos. Após avaliação, o médico encaminha o paciente para atendimento na unidade.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário