Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Opositora a Moraes chefiará comitê internacional na Câmara dos EUA

Opositora ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a deputada Maria Elvira Salazar presidirá o subcomitê de assuntos ocidentais na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos. A republicana, correligionária do presidente eleito Donald Trump, liderou em 2024 uma ofensiva no Congresso norte-americano para impedir a entrada no país de autoridades estrangeiras envolvidas em atos de censura.
O Subcomitê do Hemisfério Ocidental tem jurisdição para atuar sobre a política externa dos EUA sobre a América Latina, o Caribe e o Canadá. Ele lida com questões como relações diplomáticas, imigração, sanções, parcerias econômicas, segurança internacional e legislação e monitoramento em áreas como direitos humanos, assistência em situações de desastres e empréstimos.
“Com a chegada da administração de Trump, esses assuntos vão assumir prioridade total, pois a deputada Salazar quer lutar contra os regimes socialistas, combater a crise de imigração, conter a influência chinesa, russa e iraniana, e construir a força da economia estadunidense no nosso hemisfério”, disse a equipe da parlamentar. Esta será a segunda vez que ela assume o posto.
Em setembro do ano passado, ela apresentou o projeto No censors in our shores (“Sem censores em nossas fronteiras”, em português). O texto foi assinado em conjunto com o deputado Darrell Issa, da Califórnia.
O projeto estabelece que qualquer “autoridade governamental estrangeira envolvida na censura de discurso estadunidense é inadmissível e deportável”. A proposta abrange qualquer funcionário “responsável direta ou indiretamente” por ações contra um cidadão dos EUA que violem a 1ª Emenda da Constituição norte-americana, que trata da liberdade de expressão.
Filho do empresário da área de mineração de esmeraldas Errol Musk, Elon Musk nasceu na África do Sul em 1971, mas tornou-se cidadão estadunidense em 2002. Dessa forma, dependendo da interpretação sobre censura, as ações contra o bilionário poderiam resultar em um impedimento para a entrada dos ministros do STF nos EUA.
Moraes nega Bolsonaro na posse de Trump nos EUA
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve pedido de liberação do passaporte rejeitado pelo ministro Alexandre de Moraes no STF. Dessa forma, o ex-mandatário não poderá comparecer à posse de Donald Trump.
Bolsonaro está sem passaporte desde fevereiro de 2024, quando foi alvo de uma operação da PF no inquérito sobre tentativa de golpe de estado no brasil. A PGR se manifestou contrariamente à autorização para viagem. Moraes entendeu que há risco de fuga.
Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também não comparecerá ao evento. Trump é aliado de Bolsonaro e preferiu convidar o ex-presidente. O Itamaraty enviará à posse a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário