Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 8 de fevereiro de 2025

Campos Neto é autorizado a dar palestras nos EUA e no Brasil após saída do Banco Central

A Comissão de Ética Pública (CEP) liberou o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto para ser palestrante em três eventos que serão realizados no Brasil e nos Estados Unidos, entre março e maio deste ano. O órgão julga potenciais situações de conflitos de interesse de altos funcionários e ex-funcionários públicos e eventualmente barra atividades privadas dessas pessoas.
Em nota, Roberto Campos Neto informou que “não houve qualquer contratação e que submeteu os convites que recebeu em razão do seu compromisso com a ética e a transparência nas suas relações profissionais”. “Nota-se, inclusive, que a autorização da CEP demonstra sua boa-fé e a pertinência do pedido”, diz.
A relatora do processo, Vera Karam de Chueiri, concluiu que não existe “conflito de interesses nas propostas [para proferir palestras] apresentadas” e a atuação de Campos Neto à frente da autoridade monetária.
O parecer, aprovado em 27 de janeiro e tornado público nesta semana, liberou o economista para participar de ciclos de palestras. “Ressalta-se que as informações privilegiadas às quais o consulente tenha tido acesso no exercício de suas atribuições públicas devem ser resguardadas a qualquer tempo”, diz. O documento não menciona remuneração.
Os eventos já programados e mencionados por Campos Neto ao colegiado são:
Mondelez - palestra no evento “Premiação Max Excellence 2024, evento fechado para funcionários e convidados da empresa em São Paulo. Será na Casa Fasano, entre 13 e 17 de março;
Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) - palestra no 8º Seminário de Finanças e Governança Corporativa, que será realizado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR), em 13 de maio;
Riverwood Capital - palestra no Latin America Tech Forum, que será realizado de 24 a 25 de abril em Miami, nos Estados Unidos.
O agora ex-presidente do Banco Central argumentou se tratarem de palestras com “caráter eminentemente técnico e educativo”. De acordo com ele, as declarações que serão proferidas “não envolvem informações sigilosas ou sensíveis adquiridas durante o exercício da função pública”.
Campos Neto também disse, em sua petição inicial, que os contatos profissionais que culminaram nos convites para as palestras não foram cultivados durante seu período à frente da autoridade monetária. “Sua participação foi restrita ao âmbito técnico e institucional, sendo convidado exclusivamente em virtude da relevância de sua atuação no mandato relacionado à digitalização do sistema financeiro nacional”, afirmou petição inicial do economista.
Roberto Campos Neto foi presidente do Banco Central de 2019 a 2025. Ele foi o primeiro chefe da autoridade monetária a ter mandato, mecanismo criado em 2021 com a sanção da autonomia do BC.
Caio Spechoto/Fernanda Trisotto/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário