Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 17 de março de 2025

Deputada debate políticas públicas no maior encontro sobre direitos das mulheres do mundo

A procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada estadual Janaina Riva (MDB), participa, entre os dias 17 e 21 de março, da 69ª Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. A CSW é a principal instância da ONU dedicada exclusivamente a promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em todo o mundo.
Criada pelo Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC) em 1946, a CSW funciona como um fórum internacional para o diálogo, avaliação de progressos, formulação de políticas e fomento de ações globais em prol dos direitos das mulheres.
“Para Mato Grosso, que é um dos estados com as maiores taxas de feminicídio no Brasil, ter uma representante neste debate é muito importante para fortalecer e defender políticas públicas que garantam os direitos das mulheres. Isso significa, por exemplo, lutar por mais recursos no combate à violência contra a mulher, por legislações mais rigorosas e pela promoção de programas de empoderamento feminino. Espero aprender muito e levar boas referências sobre o que tem funcionado em outros países para aplicarmos em Mato Grosso”, afirmou a deputada.
Neste ano, a CSW terá como um dos principais focos do encontro a revisão e avaliação da implementação da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, com o objetivo de acelerar e expandir a implementação desses instrumentos.
Entenda o Acordo de Pequim
Em 1995, a 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim, aprovou um histórico acordo que busca promover a igualdade de gênero e os direitos das mulheres globalmente. Com a participação de 181 países, o documento abrange 12 áreas críticas de ação, com o objetivo de transformar a realidade das mulheres em todo o mundo.
O Acordo de Pequim propõe mudanças globais que exigem o compromisso e a ação das nações. No Brasil, isso se traduz em políticas públicas voltadas para a erradicação da violência doméstica, o aumento do acesso das mulheres à educação e à saúde, além do fortalecimento da participação feminina em cargos de liderança.
Os temas prioritários de ação de Pequim são:
Mulheres e pobreza;
Educação e capacitação de mulheres;
Mulheres e saúde;
Violência contra as mulheres;
Mulheres e conflitos armados;
Mulheres e economia;
Mulheres no poder e na liderança;
Mecanismos institucionais para o avanço das mulheres;
Direitos humanos das mulheres;
Mulheres e a mídia;
Mulheres e meio ambiente;
Direitos das meninas.
Laura Petraglia/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário