Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 20 de abril de 2025

Adolescência: o peso invisível do cyberbullying

Quem assistiu à série Adolescência, da Netflix, sabe o impacto que ela causa. O drama do jovem Jamie, acusado de um crime após ser vítima de bullying, vai além da ficção — é um retrato duro do que muitos adolescentes vivem hoje em dia, muitas vezes calados.
Como pai, não tem como não se colocar no lugar. Quando vi aquela história, pensei logo: E se fosse o meu filho? Essa pergunta machuca, mas é necessária. É daí que vem a vontade de agir. Quando meus filhos, Guilherme e Maria Rita, nasceram, entendi que meu maior papel seria protegê-los. E, como deputado, essa missão se estendeu: lutar também por outras crianças e adolescentes que não têm voz ou apoio.
Por isso, criei a Lei nº 927/2023, que já está em vigor em Mato Grosso. Ela determina que o cyberbullying entre nas ações obrigatórias de prevenção e combate ao bullying nas escolas públicas e privadas do estado. A lei foi sancionada em fevereiro deste ano e fortalece a Lei nº 9.724/2012, reconhecendo o cyberbullying como uma violência digital que machuca, expõe e ameaça nossos jovens.
 A nova lei exige que o tema seja trabalhado nas escolas, dentro dos projetos pedagógicos, e ainda cria a Semana de Combate e Prevenção ao Assédio Escolar, Bullying e Cyberbullying, que vai acontecer todos os anos na primeira semana de abril.
Neste 7 de abril, Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência Escolar, deixo aqui um convite: vamos refletir juntos sobre o que nossos filhos estão vivendo na internet? A rede pode ser um espaço incrível, mas também esconde muitos perigos quando falta orientação e diálogo.
Esse problema é real e precisa ser enfrentado com seriedade, com informação, conversa e políticas públicas que funcionem de verdade. Proteger nossos jovens é uma missão de todos nós.
Fabio Tardin “Fabinho” é deputado estadual por Mato Grosso. Acompanhe meu mandato pelo Instagram: @fabinhotardin

Nenhum comentário:

Postar um comentário